Carros de rua – Quatro Rodas: Peugeot 208 é o melhor Hatch Compacto Premium

sábado, 2 de janeiro de 2016 às 12:30
Peugeot 208

Peugeot 208

Na opinião dos consumidores que dirigem diariamente seus automóveis, o PEUGEOT 208 é o melhor Hatch Compacto Premium do Brasil. Este é o resultado da pesquisa “Os Eleitos 2015”, organizada pela revista Quatro Rodas em parceria com o instituto TNS.

A vitória do veículo da Marca foi inequívoca. Dos 23 quesitos pesquisados, o 208 foi melhor do que todos os concorrentes de sua categoria em 11 deles. Algumas pontuações foram tão altas que figuraram entre as maiores de toda a pesquisa. A nota do porta-malas, por exemplo, foi de 105,8, sendo que a média do segmento atingiu 94,9. O critério Design foi na mesma linha (104,9 x 100,8), assim como Rapidez no Arranque (103,1 x 97,5), Acesso aos Comandos (102,3 x 99,8) e Modernidade do Projeto (100,6 x 98,1).

Metodologia da pesquisa

Realizada anualmente, “Os Eleitos 2015” ouviu 2.097 proprietários dos 45 modelos mais vendidos do Brasil, que analisaram o que o dono esperava e o que ele obteve após a compra e o convívio diário com seu carro.

Os 23 itens avaliados foram divididos em nove categorias, como custos (preço de revenda, de compra, de seguro, etc.), confiança na marca, cobertura da rede, design, desempenho (rapidez no arranque), segurança (estabilidade nas curvas, itens de segurança, etc.), dirigibilidade, conforto e manutenção. 

Modelos 2016 do PEUGEOT 208 vêm completos desde a primeira versão 

Baseado em uma proposta inovadora, que reinterpreta o prazer de condução do motorista ao combinar um estilo dinâmico e sofisticado, o interior tecnológico do i-cockpit – com o volante de dimensões reduzidas, painel de instrumentos elevado e uma central multimídia ergonômica e multifuncional com tela de 7 polegadas colorida sensível ao toque – e por sua ampla lista de itens de série que o diferencia da concorrência, agora o PEUGEOT 208 está ainda mais equipado e  competitivo.

Em sua primeira versão, que já oferecia entre seus principais equipamentos direção com assistência elétrica, ar-condicionado, rádio com entrada USB e conexão Bluetooth para celular, luzes diurnas no conjunto ótico e lanternas em Leds, a Active acrescenta ao modelo para a linha 2016 os faróis de neblina, vidros elétricos também para as portas traseiras, retrovisores com ajuste elétrico, alarme ultrassom, banco traseiro com apoio de cabeça para o passageiro do centro e volante multifuncional. A central multimídia sensível ao toque com tela colorida de sete polegadas está disponível em todas as versões.

O PEUGEOT 208 Active Pack, que já dispunha da função navegação na central multimídia e rodas de liga leve de 15 polegadas, soma ao pacote oferecido pela configuração de entrada o ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, volante com revestimento em couro com comandos e air-bags laterais.

Avançando em um modelo cada vez mais completo e refinado, a versão Allure, que conta com teto de vidro panorâmico – mais uma exclusividade da marca no segmento – e a ampla lista de itens de série da Active Pack, acrescenta o sensor de estacionamento traseiro – um grande facilitador no momento de realizar manobras – e regulador e limitador de velocidade, outro recurso muito útil principalmente na condução do veículo na estrada.

Essas três versões são equipadas com o motor 1.5L 8V Flex, que desenvolve 93 cavalos de potência máxima a 5.500 rpm abastecido com etanol. O torque máximo é de 14,2 kgfm com o mesmo combustível, sempre a 3.000 rpm. Porém, 86% da força já é entregue em apenas 2.000 rpm. Por suas qualidades, esse moderno propulsor conquistou a nota de classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro. O motor 1.5L 8V Flex está acoplado exclusivamente a uma caixa manual de cinco velocidades.

A gama do PEUGEOT 208 também disponibiliza uma caixa automática sequencial de quatro velocidades que possibilita a troca manual de marchas pela alavanca ou por aletas atrás do volante, proporcionando ao motorista um toque de esportividade. Ele pode escolher ainda entre os modos Sport, que aumenta a rotação do motor na troca de marchas, permitindo uma condução mais dinâmica do modelo, e Neve, para pisos de pouca aderência.

A transmissão é atrelada ao motor 1.6L 16V Flex, que desenvolve 122 cavalos de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque de 16,4 kgfm a 4.000 rpm, com o mesmo combustível. A modernidade desse propulsor pode ser vista, entre outros, pela adoção do sistema FlexStart, que dispensa o uso do tanquinho auxiliar de gasolina para a partida a frio.

Versão Griffe: nível superior passa a ser ainda mais sofisticada na linha 2016

O portfólio do modelo oferece a configuração Allure Automática, que acrescenta essa transmissão à versão Allure, e finalmente a Griffe Manual e Automática. Em ambas, o extenso pacote de equipamentos da topo de gama, que inclui itens como conjunto ótico com luzes diurnas em LED, rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, sensor de chuva e crepuscular, agora vai além: agregando todos os avanços verificados desde a versão de entrada aliado a um nível de acabamento que remete a veículos de segmento superior, o PEUGEOT 208 Griffe recebeu air-bags de cortina (em um total de seis bolsas de ar).

PEUGEOT 2008 conquista dois prêmios no Brasil

Lançado em abril no mercado brasileiro e fabricado no Centro de Produção de Porto Real (RJ), o PEUGEOT 2008 fechou o ano conquistando dois prêmios em júris formados pela imprensa especializada brasileira. O crossover compacto foi eleito “Compra do Ano 2016” pela revista Motor Show (Editora Três) e também venceu o 17º Prêmio Imprensa Automotiva, promovido pela Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva).

Na revista Motor Show, o veículo fez dobradinha em primeiro e segundo lugares na categoria “Crossover (até R$ 90 mil)”, com motor 1.6 THP versão flex de 173 cavalos e motor 1.6 aspirado de 115 cavalos. Além de ter a melhor dirigibilidade da categoria (70 pontos), o PEUGEOT 2008 1.6 THP teve a única nota 100 no quesito motor. O modelo também foi o carro mais bem equipado (85 pontos) do segmento, além de oferecer garantia de seis anos e ter uma boa relação peso-potência (7,1 kg/cv).

O dossiê “Compra do Ano” analisa ainda três itens de pós-venda (desvalorização, garantia e revisões), cinco itens técnicos (motor, peso-potência, consumo, equipamentos e porta-malas), um item de tempo de mercado (idade do projeto, no qual fica implícita a atualidade do modelo) e apenas um item subjetivo (dirigibilidade).

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.