Carros de rua – Pajero Dakar tem novidades na linha 2014 e traz novo Power Train

Pajero Dakar

Confortável, robusto e sofisticado, o Pajero Dakar tem em seu DNA a tradição e o pioneirismo da Mitsubishi Motors. O 4×4 da estrada leva confortavelmente toda a família com espaço de sobra para até sete ocupantes e é capaz de enfrentar as mais difíceis situações off-road.

“O nome deste SUV já diz muito sobre sua personalidade. “Pajero” é tradição em todo mundo com 30 anos de história, tecnologia e evolução. “Dakar” é referência mundial quando se fala em off-road. Por isso, o Pajero Dakar confirma o DNA 4×4 da Mitsubishi, sinônimo de liberdade, aventura, superação e resistência”, destaca Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.

O Pajero Dakar 2014 é equipado com o novo Power Train, que agrega a transmissão automática de 5 velocidades e o 3.2 diesel de 180 cv. A relação do diferencial está alongada, o que deixa o Pajero Dakar ainda mais silencioso e econômico. O tanque de combustível está 20% maior e agora tem 90 litros, que oferece muito mais autonomia para longas viagens.

As novidades se espalham por todo o veículo. Os Paddle Shifters em Titanium Style dão mais praticidade e comodidade ao motorista, que tem a opção das trocas de marcha atrás do volante, deixando a condução ainda mais prazerosa e esportiva.

A frente Frontside Dakar tem desenho arrojado e harmônico, grade off-road integrada ao conjunto óptico que recebe faróis de xênon HID com regulagem automática de altura e lavador. Os faróis de neblina completam o conjunto e as rodas Power Design são de liga leve de 17″.

No interior, os novos bancos têm design moderno e ergonômico, o que deixa as longas viagens ainda mais confortáveis. Motorista e passageiro contam ainda com ajuste elétrico nos bancos dianteiros, mais praticidade e comodidade para o dia a dia. Para reforçar a segurança, o Pajero Dakar vem equipado com sistema Full Airbags, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

Novo Power Train
O novo Power Train diesel traz um conjunto de melhorias no motor e câmbio do Pajero Dakar. O motor diesel tem quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas, injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm.

Já o motor flex, 3.5L V6 MPI, é o mais potente da categoria com 205 cv. Com tecnologia nacional, foi projetado para funcionar com gasolina ou etanol, em qualquer proporção. Montado na longitudinal, tem 24 válvulas e o torque chega a 33,5 kgf.m a 3.500 rpm (etanol) e 31,5 kgf.m a 3.500 rpm (gasolina).

A tecnologia do novo Power Train permite até 20 combinações de marcha, o que torna o Pajero Dakar HPE um veículo perfeito para rodar nas grandes cidades e nos mais diversos tipos de terreno. O câmbio automático da versão HPE diesel tem cinco velocidades e é equipado com Sports Mode e INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), que reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais agradável a condução do veículo em qualquer situação.

O motorista pode optar pelo modo sequencial Sports Mode, onde a troca de marchas é feita de forma manual tanto na alavanca no console, como nos paddle shifters localizados estrategicamente atrás do volante, dando uma sensação mais esportiva de condução.

Autonomia de 1.000 km comprovada
Para comprovar a eficiência do novo Power Train, aliado ao tanque de combustível de 90 litros, a Mitsubishi Motors fez uma viagem de mais de 1.000 quilômetros, de São Paulo à Brasília, mas com um grande diferencial: sem paradas para abastecimento. A KPMG foi responsável pelo acompanhamento desse teste inédito, que comprova, mais uma vez, toda a tecnologia embarcada no Pajero Full.

O piloto da Stock Car Duda Pamplona foi o convidado para fazer parte desse desafio. “Uma experiência única, jamais imaginei que poderia percorrer tantos quilômetros sem parar em um posto de combustíveis. Sem contar que o conforto do Pajero Dakar é impressionante e tornou a viagem ainda mais prazerosa”, disse Duda, que também é chefe de equipe no Brasileiro de Marcas.

SUV completo
O Pajero Dakar vem com sistema multimídia Power Touch, GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, além de câmera de ré com as imagens sendo exibidas na tela de 7″ e sensor de estacionamento, que facilita as manobras.

Tecnologia e praticidade estão presentes em todos os detalhes do Pajero Dakar. O SUV é equipado com sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com revestimento em couro, ar-condicionado automático e controle de áudio e piloto automático integrados.

A terceira fileira tem o sistema Double Action Folding, onde os bancos são rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta-malas. Quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros, inclusive com comando de ar-condicionado independente. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.627 litros.

Para o conforto ainda maior do motorista e passageiros, o Pajero Dakar tem 24 porta-objetos distribuídos pelo veículo, duas tomadas 12V e 12 luzes de cortesia que garantem melhor visibilidade no interior.

Com um raio de giro de 5,6 metros, o Pajero Dakar é versátil em qualquer situação, permitindo curvas e manobras com facilidade.

Off-road completo
A vocação off-road presente no nome deste SUV pode ser comprovada através do moderno sistema de tração Super Select 4WD com quatro modos distintos de seleção: 4×2 (2H), 4×4 (4H), 4×4 bloqueado (4HLc) e 4×4 bloqueado com reduzida (4LLc).

No modo 2H, o SUV opera somente com a tração traseira, sendo recomendado para uso urbano e em rodovias, onde não é necessário a força nas quatro rodas e privilegia a economia de combustível. O modo 4H faz com que o veículo distribua eletronicamente a força de tração nas quatro rodas, atuando quando necessário e ideal para estradas e pisos molhados com baixa aderência.

Já no modo 4HLc, a tração estará atuando o tempo todo nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e é recomendado para situações off-road. O modo 4LLc também terá a tração nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e reduzido, onde se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos.

Os ângulos de entrada e saída mostram toda sua vocação off-road. O ângulo para subida é de 36º, de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º. A altura livre do solo é de 215 mm, o que deixa o motorista e passageiros com uma visão completa de dentro do veículo.

O Pajero Dakar é construído no conceito cab on chassi, e tem 20 pontos reforçados em sua estrutura, resultando viagens mais prazerosas, tranquilas e confortáveis. O chassi é constituído por longarinas do tipo box type com alta resistência a torção e flexão, capaz de enfrentar os maiores desafios off-road. A suspensão ryde dynamics é resistente e confortável em todas as situações.

Segurança
O Pajero Dakar é equipado com o que há de mais moderno em segurança. A cabine conta com o sistema RISE de deformação programada. A coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno são colapsáveis e o Pajero Dakar ainda conta com barras de proteção lateral e sistema Full Airbag, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

O sistema de freios também recebe novidades e conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.

Acabamento exclusivo
A sigla HPE (High Performance Equipment) confirma que o Pajero Dakar é um veículo completo, com grande destaque no mercado, e que proporciona mais segurança e conforto ao motorista e passageiros.

O estilo e a beleza estão presentes em cada detalhe do Pajero Dakar. Para o acesso ao veículo, o sistema keyless facilita o travamento e destravamento das portas. O modelo possui conjunto óptico integrado ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite e contorno cromado, além de grade frontal com moldura cromada. Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.

Com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades. Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas também recebem acabamento cromado. Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo. Completando a parte externa, o Pajero Dakar HPE é equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção com led posicionadas nos retrovisores externos.

Com iluminação na cor vermelha, o painel tem instrumentos de fácil leitura e visualização. O volante de três raios vem com piloto automático e comandos de áudio integrados, além de ajuste da coluna de direção.

O Pajero Dakar tem 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm.

Cores
Produzido na fábrica Mitsubishi Motors em Catalão, no interior de Goiás, os veículos da linha Pajero Dakar têm três anos de garantia e estão disponíveis nas cores Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Tecno e Preto Ônix.

Preços
Pajero Dakar HPE Diesel – R$ 172.990
Pajero Dakar HPE Flex – R$ 146.990
Pajero Dakar Diesel AT – R$ 146.990

EB - www.autoracing.com.br

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