Carros de rua – Novo Touareg R-Line tem mais tecnologia e design renovado

sábado, 3 de janeiro de 2015 às 9:45

Novo Touareg R-Line

A Volkswagen apresentou na América Latina uma versão ainda mais avançada do Touareg, a V8 R-Line, que poderá ser reconhecida pelo novo design da frente e da traseira, além de novas cores e rodas. Em termos de tecnologia há agora freios com sistema “Multicollision Brake” (que ajuda a evitar choques secundários em caso de acidente), sistema “Pro Active” (proteção proativa dos passageiros) e faróis bixenônio. Aperfeiçoamentos na aerodinâmica e a introdução dos novos pneus com menor resistência à rolagem contribuem para aumentar a economia de combustível.

Perfeição técnica. O sistema de suspensão de série com molas de aço foi aperfeiçoado; com isso, há respostas mais rápidas da direção e ganho em conforto. Já a suspensão a ar, equipamento de série versão V8 R-Line, permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 300 mm em percursos fora da estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática. O controle automático de velocidade e de distância (ACC) com “Front Assist” e “City Emergency Braking” (frenagem de emergência na cidade), agora com função stop-and-go, foi aperfeiçoado.

Itens externos e internos

Dianteira. O design dianteiro do Touareg é completamente novo. Destaque para os faróis, agora maiores. Os faróis trapezoidais criam uma linha que passa pela grade redesenhada do radiador no centro do veículo.

Contrastando com o modelo anterior, a grade é cortada por quatro frisos cromados transversais, em vez de duas. As duas barbatanas inferiores se estendem visualmente até os faróis. Em conjunto, a grade do radiador e os faróis formam uma larga e proeminente faixa. O novo para-choque, estilizado para gerar um efeito mais horizontal, cria uma linha paralela logo abaixo.

O novo design deu ao Touareg uma aparência ainda mais larga e imponente.  Integrada a essa imagem, a área inferior do para-choque tem um visual inteiramente novo. Como no Scirocco R, a entrada de ar inferior forma agora um “A” estilizado, em lugar de um “V”, que vai até as entradas de ar laterais à esquerda e à direita. Isso dá ao novo Touareg uma atitude mais marcante na estrada.

Traseira. Visto de trás, o design mais preciso do Touareg se caracteriza por seu novo para-choque, que, de forma similar à dianteira reforça a noção de largura do SUV.

Os designers reposicionaram as lanternas de neblina em LEDs no para-choque, que, como no modelo anterior, também abriga os refletores traseiros.  Entre os destaques da área da tampa do porta-malas, vista de baixo para cima, estão o novo logotipo VW e uma nítida linha de caráter entre as lanternas traseiras de LEDs.

Perfil lateral. Lateralmente, o Touareg se destaca pelos novos desenhos das rodas. As rodas de liga leve com estilo “Talladega” de 20 polegadas (com pneus 275/45) têm cinco raios duplos e são de série na versão V8 R-Line. Complementam a lista de equipamentos de séries o tratamento especial das janelas, que absorvem 65% da incidência de luz

Design e detalhes internos

Controles. O interior do Touareg mostra uma extraordinária combinação entre rústicos elementos off road com detalhes sofisticados.  Os elementos SUV do Touareg incluem os botões giratórios do sistema Climatronic, a regulagem da suspensão, sistema de infotainment, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Todos eles foram substituídos por um novo estilo de comando rotativo, aperfeiçoado. Também evidente é a iluminação branca – no lugar da vermelha – de todos os controles.

Outra novidade: frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle e regulagem da suspensão.

Ampla gama de itens de série. O Novo Touareg V8 R-Line traz uma extensa lista de equipamentos de série, contando com itens como faróis bixenônio, sistema de tração integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RCD 850 com tela sensível ao toque, sistema de controle de climatização (Climatronic) com quatro zonas de resfriamento, direção hidráulica e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque.

Linha esportiva R-Line. O pacote R-Line incrementa a aparência externa do SUV e inclui itens como rodas de liga leve de 20 polegadas, para-choque com design R-Line, entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados adicionais, difusor traseiro preto brilhante (também com friso cromado), ponteiras cromadas e defletor traseiro imponente e esportivo. Além disso, um logotipo R-Line na grade do radiador ressalta a esportividade do veículo.

Complementam o pacote volante esportivo com o logotipo R-Line, insertos especiais “Silver Lane” no painel de instrumentos, soleiras das portas com logotipo R-Line, pedaleiras de aço inoxidável e janelas traseiras escurecidas. Há, ainda, insertos em preto piano no painel, bancos dianteiros esportivos revestidos de couro Nappa (dois tons) com o logotipo “R” nos apoios de cabeça. O console central tem acabamento de alumínio e o teto conta com revestimento em preto titânio.

Alta tecnologia

O Touareg é um dos veículos mais avançados do mundo em seu segmento. A segunda geração, que estreou no Brasil em junho do ano passado, reinterpretou o conceito de utilitário esportivo de alto padrão, ao trazer novas linhas, mais dinâmicas e elegantes, nova estrutura, mais robusta e simultaneamente mais leve, e um impressionante conjunto de sistemas de segurança de última geração.

O Touareg R-Line é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic. Uma das mais avançadas disponíveis no mundo, a transmissão automática do Touareg é compacta, leve e executa trocas de marchas com muita rapidez, permitindo também trocas manuais.

A amplitude oferecida pelas oito marchas possibilita que a oitava marcha seja usada como “overdrive”, permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotação, para maior economia de combustível.

O resultado é que a velocidade máxima de 245 km/h do Toaureg R-Line é atingida em sexta marcha, com a sétima e oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos – marca impressionante para um veículo de 2.075 kg.

Outro destaque é o sistema 4MOTION de tração permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuída por meio de um diferencial Torsen e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos. O conjunto mecânico permite que o Touareg R-Line enfrente aclives de até 31 graus.

O Touareg R-Line tem suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. A suspensão a ar garante conforto excepcional em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, um comportamento dinâmico bastante esportivo. Em percursos acidentados, a suspensão pneumática melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nível de conforto.

4MOTION. O Touareg é equipado de série com o sistema de tração integral 4MOTION com diferencial autobloqueante Torsen (ângulo máximo de subida: 31 graus). Além disso, todas as versões do Touareg contam com um programa de direção offroad operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.

Segurança por todos os lados

No Touareg R-Line, o “Area View” também é equipamento de série. Essa tecnologia permite uma visão abrangente de 360 graus em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo – recurso muito útil para manobras. A “grife” R-Line também contempla o sistema de som premium “Dynaudio Confidence” de alta qualidade, com amplificador digital de 12 canais e potência total de 620 W.

O sistema de som e navegação “RNS 850” dispõe de DVD player, comando de voz e uma tela sensível ao toque de oito polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas no disco rígido de 60 gigabytes. O processador é de alta performance (SH4) e trabalha juntamente com a memória RAM de 256 MB e memória flash com a mesma capacidade.

Dezoito gigabytes do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser carregados de CDs, DVDs ou cartões SD. Há um cabo para conexão de iPod.
Outra tecnologia de série do Touareg R-Line é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

O Novo Touareg R-Line exposto no Salão do Automóvel de São Paulo é equipado com o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Novo Touareg R-Line até a imobilidade. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista.

Já o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a situação, aproximando as pinças dos discos de freio.

Além dos sistemas de auxílio frontal, o Novo Touareg R-Line pode ser equipado com o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos.

Para auxiliar no estacionamento, o Touareg R-Line conta com o Rear Assist, dotado de sensores e de uma câmera posicionada na traseira. As imagens captadas são exibidas na tela de LCD do rádio, juntamente com linhas guias mostrando a vaga disponível e a direção que o carro irá tomar, de acordo com o posicionamento do volante. Um dos modelos mais avançados no mundo em sua categoria, o Touareg R-Line conta com 3 anos de garantia total de fábrica.

Freios com sistema “Multicollision Brake”– O Novo Touareg passará a contar de série com o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovação de segurança do maior automóvel clube da Alemanha (ADAC). Cenário: estudos com pesquisas sobre acidentes descobriram que aproximadamente 25% dos acidentes de trânsito envolvendo danos pessoais são colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial.

Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.

O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado. Em suma, esse novo sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do veículo pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros).  Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos de segurança. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Resultado: mais segurança.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.