Carros de rua – Novo BMW X3 começa a ser vendido no Brasil

domingo, 11 de março de 2018 às 10:46

BMW X3

Apresentado mundialmente ano passado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (Alemanha), o novo BMW X3 chegou nesta semana às concessionárias autorizadas da marca no Brasil. Completamente renovada, a terceira geração do SAV (Sport Activity Vehicle, ou Utilitário de Atividade Esportiva, em português) premium é oferecida em duas versões: xDrive30i X Line (R$ 309.950) e M40i (R$ 397.950).

Diferentes eventos serão realizados na rede de concessionárias BMW em todo o território nacional para marcar a chegada do SAV mais inteligente da marca bávara. “Sabemos que aproximadamente 55% das nossas vendas no Brasil são da linha X e por isso queremos marcar dia 07 de março como a data oficial da chegada da nova geração do BMW X3 ao Brasil, reforçando o seu posicionamento premium, com diversas tecnologias de direção semiautônoma derivadas dos BMW Série 5 e BMW Série 7, além de todo o prazer de dirigir que todo veículo BMW entrega ao seu cliente”, afirma Martin Fritsches, Diretor de Vendas da BMW do Brasil.

Estilo único e inconfundível 

Externamente, o visual inconfundível garante uma identidade única ao modelo e, ao mesmo tempo, enfatiza o caráter dinâmico de um legítimo integrante da família X. Na dianteira, a imponente grade em formato de rim que remete aos automóveis da BMW cresceu no tamanho, enquanto os faróis de LED ganharam um novo conjunto óptico com desenho interno hexagonal – até então inéditos na linha X –, proporcionando um efeito tridimensional ao conjunto. O para-choques dianteiro, por sua vez, exibe novo desenho, mais robusto e envolvente, com destaque para os contornos salientes e pelas amplas entradas de ar na parte inferior.

Nas laterais, a linha da cintura é mais alta ante o modelo anterior, com fendas das saídas de ar instaladas próximo às rodas dianteiras, destacando os traços musculares e o DNA esportivo do veículo. Na traseira, as lanternas têm formato mais amplo e horizontalizado. O para-choques traseiro também foi redesenhado e passa a contar duas saídas de escapamento independentes, instaladas nas extremidades, além de um novo spoiler instalado na parte superior da tampa do compartimento de bagagem. O X3 xDrive30i é equipado com rodas de liga leve Y-spoke bicolor Orbit Grey, de 20 polegadas, enquanto o M40i traz rodas Double spoke, aro 21.

O interior do novo SAV traz um nível de sofisticação incomparável graças ao uso de materiais de acabamento de alta qualidade, como alumínio acetinado, painel de instrumentos e topo das portas revestidos em Sensatec. O requinte é realçado por uma ampla lista de equipamentos,  como painel de instrumentos com display totalmente digital multifuncional de 12,3 polegadas; ar-condicionado automático digital, com controle de três zonas; BMW Head-Up Display; sistema de som Harman Kardon; bancos dianteiros esportivos, com ajuste lombar para motorista e passageiro; assentos traseiros tripartidos (40:20:40); volante revestido de couro; teto solar panorâmico; e Comfort Access, que permite a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de procurar a chave no bolso ou na bolsa.

Versões e motorização 

A versão de entrada xDrive30i X Line vem equipada com um bloco de quatro cilindros em linha, de 1.998 cm³, capaz de gerar 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (entre 1.450 e 4.800 rpm). Já a versão topo de linha M40i traz sob o capô o novo motor M Performance, de seis cilindros em linha, de 2.998 cm³, com 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). Ambas contam com câmbio automático de oito marchas, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive.

Na versão xDrive30i X Line, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. O M40i, por sua vez, alcança a máxima de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em meros 4,8 s, a partir da inércia.

“O BMW X3 é um dos precursores do segmento de utilitários premium e já vendeu mais de 1,5 milhões de unidades desde o lançamento em 2003. Agora com a terceira geração, o modelo estabelece um novo patamar em termos de tecnologia, design e motorizações”, comenta Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Tecnologia semiautônoma 

Um dos principais destaques do modelo são as inovadoras tecnologias embarcadas de condução semiautônoma, presente na versão M40i, entre eles sistemas semiautônomos de assistência à condução e estacionamento aptos a proporcionar dirigibilidade inteligente nas mais diversas situações de deslocamento, como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas.

O Driving Assistant Plus, por exemplo, informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal. O Parking Assistant Plus, por sua vez, permite estacionar automaticamente com a ajuda de câmeras e sensores, realizando manobras com a máxima precisão, além de contar com apoio da função Surround View que exibe imagens, em tempo real, do entorno do veículo.

A tecnologia semiautônoma inclui ainda sistemas de segurança de última geração do BMW Group, como o sistema de detecção de acidentes Active Protection, que aumenta a segurança passiva detectando possíveis situações de perigo à medida que surgem. Se um risco de colisão for detectado, o sistema desencadeia automaticamente uma variedade de medidas de proteção aos ocupantes.

Os tensores do cinto do motorista e do passageiro dianteiro são ativados e os vidros e o teto panorâmico, fechados. Após uma colisão, o Active Protection automaticamente leva o veículo a uma paralisação. A função Frontal Collision Warning, por sua vez, detecta um risco iminente de colisão com os veículos a frente e prepara os sistemas do veículo para um possível impacto.

Entre os principais itens disponíveis estão: faróis Full-LED Adaptativos; painel de instrumentos com display digital multifuncional de 12,3 polegadas; ar-condicionado automático digital, com controle de três zonas; dispositivo Remote 3D View (para o X3 M40i); e o novo sistema ConnectedDrive, equipado com a mais nova geração do sistema de Navegação Professional id6 com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque e nova interface, serviços de Concierge, informações de trânsito em tempo real, Chamada de Emergência Inteligente e Serviços Remotos. Outra função adicional ao amplo cardápio de recursos disponíveis no SAV é a preparação para Apple Car Play. Por meio dele, o usuário pode transferir a interface de algumas funcionalidades do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).

A segurança dos ocupantes do novo BMW X3 é garantida pela presença de sistemas como monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat.

A nova geração do SAV está disponível com quatro opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais três de acabamento metálico (Preto Safira, Cinza Sophisto e Azul Phytonic) – a versão xDrive30i conta ainda com a cor exclusiva Branco Mineral. O interior inclui revestimentos de couro Vernasca, de alto padrão, em nove combinações diferentes de cores, que abrangem variações de tonalidades em preto, bege, Mocha, Oyster e Cognac.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.