Carros de rua – Novo Audi A1 Sportback chega ao Brasil

quarta-feira, 19 de setembro de 2012 às 17:19
Novo Audi A1 Sportback chega ao Brasil e completa família A1

Audi A1 Sportback

Modelo mais completo em tecnologia e equipamentos de sua categoria, o Audi A1 chega agora ao Brasil na versão Sportback, de quatro portas, que deve ser responsável por 75% das vendas do compacto premium alemão no País. Com o lançamento, a linha do Audi A1 fica completa, com duas versões de motorização para o modelo 4 portas – 1.4 TFSI de 122 cv a 5.000 rpm no A1 Sportback Attraction e 1.4 TFSI de 185 cv a 6.200 rpm no A1 Sportback Ambition. Os modelos de duas portas vêm equipados com os mesmos motores de 122 cv e 185 cv nas versões A1 Attraction e A1 Sport, respectivamente. O novo Audi A1 Sportback chega com preço de lançamento de R$ 94.900,00, na versão Attraction, e de R$ 114.900, na versão Ambition. A expectativa da Audi é que o compacto de 4 portas responda por cerca de 75% das vendas do modelo no Brasil.

Design interior

O novo Audi A1 Sportback vem com dimensões especialmente desenvolvidas para a atual realidade urbana: o modelo tem o mesmo comprimento da versão duas portas (3.954 mm) e distância entre-eixos (2.468 mm), mas é ligeiramente mais alto (1.422 mm) e largo (1.746 mm) que o “irmão” , facilitando o acesso ao banco traseiro. O compartimento de bagagem mais baixo facilita o acesso à carga e comporta 270 litros. A versão Attraction pesa 1.225 kg e a Ambition, 1.290 kg.

De série, o exterior do hatch é marcado pelo arco de pintura na cor do veículo, assim como as capas dos espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis. O modelo vem ainda equipado com faróis bi-xenônio com luzes diurnas em LED, com ajuste automático de altura e sistema de limpador, e faróis de neblina. O para-brisa tem faixa cinza de bloqueio solar e os vidros laterais possuem isolante térmico para maior conforto dos ocupantes.  Na traseira, destaque para a luz de neblina e as lanternas também com faixa de LED. As rodas são de 16 polegadas na versão Attraction, com pneus 215/45 R16; e de 17 polegadas na Ambition, com pneus 215/40 R17.

Entre os itens de conforto e conveniência, o modelo 4 portas Attractionoferece acabamento interno em preto, alavanca de câmbio em couro, apoio de braço dianteiro, ar-condicionado, coluna de direção ajustável e computador de bordo com marcador de temperatura.  Os bancos conforto são em tecido, com ajuste em altura para o banco do motorista e traseiros bi-partidos. O modelo recebeu ainda pacote de porta-objetos, suporte ISOFIX para o banco traseiro, tapetes dianteiros e teto moldado em tecido. O volante multifuncional esportivo em couro oferece shift-paddles para troca de marchas como nos carros de competição.

Além destes equipamentos, a versão Ambition oferece, de série, acabamento interno em preto brilhante, bancos esportivos e dianteiros com ajuste de altura, tapetes dianteiros e traseiros e teto moldado em tecido preto. Outros itens standard são o espelho retrovisor interno com função antiofuscamento automático e o sensor de luz e chuva.

Na lista de opcionais, a Audi oferece no Pacote Conforto da versão Attraction o ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste de altura, controle de cruzeiro, espelho retrovisor interno com função antiofuscamento automático, pacote porta-objetos, sensor de estacionamento traseiro e sensor de luz e chuva.

Já o Pacote Conforto opcional da versão Ambition inclui ar-condicionado automático, controle de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro.

Como opcional avulso nas duas versões do Sportback, o consumidor pode eleger o arco e teto do veículo com pintura contrastante, teto solar elétrico panorâmico “Open Sky”, pacote de luzes com LED se sistema de navegação.

Motorização e transmissão

O novo Audi A1 Sportback vem equipado com motor 1.4 TFSI, de 1.390 cm³ e 4 cilindros em linha, com duas opções de potência: 122 cv a 5.000 rpm  (na versão Attraction) e 185 cv a 6.200 rpm p (na versão Ambition). Com o motor mais potente, de 185 cv, o Audi A1 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos e tem velocidade máxima de 227 km/h. Já com o motor de 122 cv, o veículo chega a 100km/h em 9,0 segundos e tem máxima de 203 km/h.

O novo propulsor 1.4 TFSI de 185 cv tem sistema de superalimentação duplo, que utiliza um compressor Roots e um turbocompressor. Associados, produzem torque elevado em baixas rotações – sendo o torque máximo de 250 Nm entre 2.000 e 4.500 rpm.Os engenheiros da Audi criaram um sistema sofisticado e eficaz para gerar o torque ideal para cada situação. Dependendo da aceleração e da faixa de rotação do motor, o módulo de comando calcula de que maneira o ar de admissão chegará aos cilindros: se apenas o turbocompressor, sozinho, dará conta de gerar pressão de admissão ou se será preciso participação do compressor Roots.

O controle do funcionamento é feito por meio de uma válvula-flape, situada na entrada de ar após o filtro que, segundo sua posição, fará o ar seguir primeiro para compressor Roots (também conhecido como soprador oublower, em inglês) ou então diretamente para o turbocompressor. Desse modo, o soprador e o turbocompressor são “sócios” no trabalho de fornecer ar pressurizado ao motor, cada um cumprindo sua parte para o melhor enchimento possível dos cilindros por toda a faixa de operação. O motorista percebe o motor cheio em qualquer situação de tráfego, com respostas imediatas ao acelerador. O consumo combinado (cidade/estrada) é de 16,9 km/litro, com emissão de CO2 (combinada) de 139 g/km.

Já o motor 1.4 TFSI com potência de 122 cv @ apresenta sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. O torque de 200 Nm entre 1.500 e 4.000 rpm proporciona respostas eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração. Muito econômico, o carro apresenta consumo médio combinado (cidade/estrada) de 18,8 km/litro, com emissão de CO 2 de 122 g/km. Além disso, o Audi A1 Sportback utiliza tecnologia inteligente de recuperação de energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera de novo, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

A transmissão S tronic7 velocidades, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem – que combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual – é outro destaque do compacto. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marcha são feitas em centésimos de segundos, sem interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para troca.

Segurança

No quesito de segurança, o Audi A1 Sportback está entre os melhores da categoria, com airbags frontais, laterais dianteiros e de cabeça dianteiro e traseiro, além de cintos de segurança com sensor de afivelamento. O modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que também inclui um bloqueio eletrônico do diferencial, e assistente de partida em aclives.

Áudio e Comunicação

A conectividade é outro ponto de destaque do novo Audi A1 Sportback, que vem equipado, de série, com  Bluetooth, Audi Music Interface (com opções de conexões e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música – iPod), Rádio Concert e alto-falantes.

Como opcionais, a montadora oferece no Pacote Conforto Plus outros equipamentos como o keyless-go (tecla de partida automática sem chave), Rádio MMI, sistema de navegação e som Bose.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.