Carros de rua – Novo 911 GT3 RS registra volta de 6min56s4 no “Inferno Verde”

sábado, 21 de abril de 2018 às 10:35

Novo 911 GT3 RS

No dia 16 de abril, o Porsche 911 GT3 RS estabeleceu um novo marco para carros esportivos aprovados para uso em estrada, no circuito Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha: O piloto de fábrica da Porsche, Kévin Estre, completou uma volta com o GT3 RS de 520 cv em 6:56.4 minutos. O tempo de volta do francês foi 24 segundos mais rápido do que o melhor tempo alcançado com o modelo GT3 RS anterior. O piloto de desenvolvimento da Porsche Lars Kern compartilhou a tarefa de pilotagem com Estre. Após o 918 Spyder e o 911 GT2 RS, o novo GT3 RS é o terceiro carro esportivo de produção da Porsche a ter registrado em cartório um tempo de volta de menos de sete minutos na mais exigente pista de corridas do mundo, conhecida como “Inferno Verde”. Como é costume em disputas por recordes, o tempo foi medido ao longo do trecho de 20,6 quilômetros.

Frank Steffen Walliser, vice-presidente de Motorsport e Carros GT, comentou: “Nenhum outro modelo da Porsche chega tão perto de um carro de corrida como o novo GT3 RS. Muitas ideias inovadoras do automobilismo esportivo de alto nível foram transferidas para ele, por exemplo, do 911 GT3 R. Isto é o que nossa filosofia para modelos GT tem a ver: A mais alta tecnologia deve ser fascinante, mas tangível. Quanto a isso, não há um teste mais severo para nossas ideias do que Nordschleife.”

Andreas Preuninger, diretor da Linha de Modelos GT, acrescentou: “Todos os quatro tempos de volta de ambos pilotos ficaram baixo de sete minutos, com diferenças de apenas décimos de segundos. Isto prova não apenas a potência diferenciada do GT3 RS, mas também sua extraordinária dirigibilidade no limite. Um sistema geral perfeitamente composto permite uma alta performance dinâmica, mesmo com uma potência de motor relativamente modesta. Para um piloto, cada uma das milhares de peças tem que parecer uma única – esta é a força imbatível do GT3 RS. E o que me agrada especialmente é quanta diversão Lars e Kévin tiveram ao dirigir este carro.”

Estre, de 29 anos, iniciou a volta recorde as 11h40m em condições ideais, com temperatura ambiente de 14 graus Celsius e 18 graus de temperatura da pista. “Para mim, esta volta foi uma experiência sensacional”, revelou o piloto. “Ao longo das curvas rápidas e nas freadas, em particular, o GT3 RS é inacreditavelmente próximo de nosso carro de corrida GT3 R. Isso também se deve à nova geração de pneus para carros esportivos liberados para a estrada. Eu gosto muito do motor do GT3 RS. Ir até 9.000 rpm com um motor de seis cilindros parece fantástico. O som é um sonho e o torque é enorme.”

Desde 2016, Kévin Estre pertence ao esquadrão de pilotos de fábrica da Porsche. Ele corre com o Porsche 911 RSR no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), que inclui a corrida 24 Horas de Le Mans. Na ADAC GT Masters, ele pilota o 911 GT3 R.

Em Nürburgring, o 911 GT3 RS estava equipado com a última geração dos pneus Michelin Pilot Sport. Otimizados especialmente para uso na pista, o Michelin Pilot Sport Cup 2 R atende totalmente as legislações da União Europeia e dos Estados Unidos. Os pneus (265/35 ZR 20 na frente e 325/30 ZR 21 na traseira) poderão em breve ser encomendados em todos os Porsche Centres e revendedores selecionados ou fornecedores de pneus. Eles estão aprovados para uso no 911 GT3 RS e no 911 GT2 RS.

O 911 GT3 RS, com chassis com DNA esportivo e motor naturalmente aspirado de 383 kW (520 cv) com quatro litros, de alta rotação, teve sua estreia mundial no Salão de Genebra, no início de março deste ano. O carro esportivo de alta performance acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e alcance 312 km/h de velocidade máxima.

Na Europa os preços do novo 911 GT3 RS começam em 195.137 euros, incluindo o imposto sobre valor adicionado (VAT) e equipamentos específicos para o país.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.