Carros de rua – Marca Peugeot vai se instalar na Índia

domingo, 13 de fevereiro de 2011 às 12:40

peugeotlogo10anos_copyA marca Peugeot anunciou sua intenção de se instalar industrialmente e comercialmente no mercado indiano. A marca começará produzindo um sedã familiar médio. A localização da futura fábrica ainda está em fase final de avaliação.

Rajesh Nellore, Diretor Geral para a Índia, dirigirá de Mumbai as atividades no país.

« A Índia é um mercado estratégico e esta nova implantação responde a nossa ambição de ser um Grupo mais global. Como nós fazemos na China, proporemos aos clientes indianos veículos adaptados às suas expectativas », declarou Grégoire Olivier, Membro do Comitê de Direção Mundial da PSA Peugeot Citroën e Diretor Geral para a Ásia.

O Grupo possui três ambições estratégicas: ser mais global, estar na vanguarda dos serviços e produtos automotivos e reforçar sua eficácia operacional. Seu objetivo é de atingir, em 2015, 50% de suas vendas mundiais fora da Europa, contra 39% em 2010.

Equipe de Estilo da PSA Peugeot Citroën no Brasil cria logotipo para celebrar 10 anos de produção de veículos no país

Para marcar durante todo o ano de 2011 os seus 10 anos de produção de veículos no Brasil, a PSA Peugeot Citroën convocou sua equipe de Estilo América Latina para criar um logotipo especial. Os mesmos designers que desenharam os mais recentes automóveis nacionais do Grupo, como o Citroën Aircross e o Peugeot Hoggar, toparam o desafio de fazer um símbolo que retratasse a presença da empresa no país e pudesse ser usado em situações diferentes, como eventos ou documentos.

No Centro de Estilo em São Paulo, na sede do Latin America Tech Center (o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo do Grupo PSA na América Latina), os designers criaram diferentes opções até chegar a três propostas finais e, depois, ao logotipo símbolo dos 10 anos de produção no Brasil.

“A idéia deste logo foi ser direto, unindo um símbolo que é de fácil reconhecimento, o mapa do Brasil, com as cores verde e amarelo, que expressam a paixão que temos pelo país, como podemos ver em épocas como a Copa do Mundo. Os traços têm um efeito tipo pintura para reforçar o lado emocional, já que pegar um pincel e pintar uma tela costuma ser espontâneo, muito ligado ao sentimento. Não queríamos fazer um símbolo pesado”, explica Rogério Okabe, que foi o responsável pela criação do logo dos 10 Anos de Produção no Brasil.

No desenvolvimento do logotipo especial foram utilizados alguns dos recursos mais modernos do Centro de Estilo, como o Cintiq (uma tela digital onde se pode desenhar diretamente, simulando um papel) e a Sala de Realidade Virtual. No dia-a-dia, estes equipamentos são usados pelos 20 integrantes da equipe de Estilo não apenas para a criação e o acompanhamento do design dos projetos de novos veículos como também no desenvolvimento de imagens e animações virtuais que são utilizadas em campanhas de marketing, catálogos, manuais de proprietários, sites internet (como o car configurator) e diversos materiais de divulgação.

O Latin America Tech Center

O Latin America Tech Center reúne os profissionais das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo da PSA Peugeot Citroën na região. Ele é dividido em três unidades que trabalham interligadas entre si e também em contato com os outros Centros do Grupo na França e na China.

Compõem o Centro latino-americano as unidades denominadas: São Paulo Tech Center, na cidade de São Paulo; Rio de Janeiro Tech Center; instalada no Centro de Produção de Porto Real; e Buenos Aires Tech Center, localizada no Centro de Produção de Palomar, na Argentina. Elas se complementam e se apóiam, permitindo que os profissionais do Grupo estejam próximos dos produtos que estão desenvolvendo, tanto no Brasil quanto na Argentina.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil

Em 2010, a PSA Peugeot Citroën comercializou no Brasil 174.400 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, obtendo 5,2% de participação no mercado e atingindo um novo recorde histórico de vendas no país. Este resultado representou um crescimento de 15,4% em comparação ao volume de vendas de 2009, sendo superior a média do mercado brasileiro, que foi de 10,4%. Um desempenho que confirmou mais uma vez a PSA Peugeot Citroën como a quinta maior montadora do país e a primeira entre as « newcomers » (como são chamadas as fabricantes de veículos instaladas no Brasil a partir dos anos 90).

EB – www.autoracing.com.br

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