Carros de rua – Hyundai i30 chega com novo motor 1.8 MPI de 150 cv

sábado, 1 de março de 2014 às 8:30
Novo i30

Novo Hyundai i30

O compacto de luxo Hyundai i30 recebeu uma importante atualização e, a partir de agora, passa a contar com novo e mais moderno motor. 1.8 MPI, com 150 cv e 18,2 kgfm de torque, mais potente e eficiente do que a versão 2.0 litros, anteriormente oferecida e com potência de 145 cv. 

A alteração segue a tendência mundialmente conhecida como downsizing, isto é, a utilização da tecnologia para reduzir o tamanho dos motores acompanhada pelo aumento do desempenho e eficiência energética. 

O motor 1.8 MPI é marcado por sua alta eficiência que, a par de um desempenho excepcional, proporciona baixo consumo de combustível graças ao bloco de alumínio de baixo peso e uma série de outros recursos de engenharia. Entre os muitos itens importantes nesse sentido estão os balancins roletados e a redução do atrito obtida em vários componentes. 

Um sistema avançado de variação das válvulas de admissão colabora com o aumento no desempenho. Entre outros itens, o motor 1.8 MPI conta com injeção de combustível multiponto controlada por computador, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, configuração que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiência no consumo. 

A distribuição é feita por meio de um sistema de corrente, ao invés da correia dentada, projetado para reduzir ruídos e os sistemas auxiliares – bomba d’água, alternador e compressor do ar-condicionado são montados diretamente no bloco do motor e movimentados por uma única correia. 

O desempenho e eficiência do novo motor são otimizados pela transmissão automática A6GF1, desenvolvida pela própria Hyundai. Compacta e leve, ela permite uma condução esportiva e também colabora com a redução do consumo de combustível. 

Engenharia avançada 

Desde seu lançamento, o Hyundai i30 destacou-se no mercado por sua abrangente lista de equipamentos de série. Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível. 

O sistema Flex Steer permite que o motorista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência oferecida. O modo Comfort é ideal para uso na cidade, o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores, ou direção esportiva. 

A suspensão dianteira do i30 utiliza o sistema MacPherson, com seis pontos de montagem, garantindo melhor dirigibilidade. A suspensão traseira é por eixo de torção, compacta e leve. 

Silêncio ao rodar e baixas vibrações foram preocupações dos engenheiros da Hyundai ao desenvolver o i30, o que resultou em sensação ao rodar comparável a carros de categorias superiores. Material isolante sonoro foi aplicado em seis pontos na estrutura, as borrachas das portas são duplas, reduzindo o ruído do vento em alta velocidade e até mesmo o desenho das maçanetas externas foi otimizado em testes aerodinâmicos. 

A estrutura do Hyundai i30 utiliza aço ultra resistente em pontos estratégicos para elevar a rigidez torcional e a segurança do compartimento dos passageiros. As portas contam com barras de proteção contra impactos laterais e as colunas B (centrais) e as laterais do teto são estampadas a quente, método de produção que aumenta a resistência do aço. Aço de alta resistência também é utilizado na estrutura interna e externa das soleiras. 

O Hyundai i30 conta com até sete airbags para proteção dos ocupantes. São dois airbags frontais, para o motorista e passageiro, dois airbags laterais dianteiros, para proteção do ombro e tronco, dois airbags de cortina, que cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem, e um airbag especial para proteção dos joelhos do motorista contra choques na parte inferior do painel de instrumentos. 

Quanto à segurança ativa, o carro oferece, além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posição do volante e ângulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o motorista correria sério risco de perder o controle do veículo. 

Conforto e conveniência 

A proposta de criar um compacto de luxo incluiu, obviamente, uma série de itens destinados a aumentar o conforto e a praticidade para o motorista e passageiros. 

O Hyundai i30 conta, por exemplo, com freio de estacionamento com controle eletrônico, recurso que além de prático libera espaço na área central dianteira. 

Uma tela de sete polegadas sensível ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as imagens geradas pela câmera de ré (que fica oculta sob o logotipo na tampa do porta-malas). Além da câmera, o motorista é auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no para-choques traseiro. 

O sistema de ar-condicionado tem comando eletrônico, facilitando selecionar a temperatura interna desejada. 

Garantia e serviços 

O Hyundai i30 está coberto pela garantia por um período de cinco anos, sem limite de quilometragem. Por um período de um ano, o motorista conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional 

Preços e cores 

O novo Hyundai i30 1.8 está disponível nas cores preto, prata e branco, por a partir de R$ 71,9 mil. 

Dados técnicos 

Motor

Nu 1.8 MPI DOHC

Tipo: quatro cilindros em linha, transversal

Combustível: gasolina

Cilindrada: 1.797 cm³

Diâmetro x curso: 81 x 87,2 mm

Válvulas: 16

Taxa de compressão: 10,3 : 1

Potência máxima: 150 cv a 6.500 rpm

Torque máximo: 178 Nm a 4.700 rpm

EB - www.autoracing.com.br

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