Carros de rua – Conceito Classe S Coupé: uma perspectiva do novo modelo topo de linha

domingo, 16 de fevereiro de 2014 às 9:27

Mercedes-Benz Conceito Classe S Coupé

Tradicionalmente, o topo da linha de produtos da Mercedes-Benz é ocupado por um grande cupê. Com o conceito Classe S Coupé a empresa oferece uma visão concreta da próxima geração do modelo. Sua aparência e estilo autoconfiantes incorporam a filosofia de pureza no design. No interior, com sua arquitetura espetacular e detalhamento exclusivo, o automóvel de quatro lugares reflete o mais moderno luxo contemporâneo.

Clara sensualidade como forma de expressão de luxo e modernidade – este foi o foco dos designers e é a filosofia de design da Mercedes-Benz. O objetivo é criar contornos definidos e superfícies suaves, que deixem clara a alta tecnologia e transpareçam apelo emocional. A sensualidade se reflete nos valores centrais do design – tradição, emoção e evolução. Essas são as estrelas-guia, que são realçadas de forma diferente dependendo do modelo. A Mercedes-Benz cria uma ponte entre a modernidade e a vanguarda, entre a tradição e o desenvolvimento. Cada série de modelos tem um papel designado e um caráter muito específico, dependendo dos atributos em que o design é centrado. Ainda assim, um Mercedes-Benz é sempre reconhecido facilmente. Devido à incorporação de inovações estilísticas, porém buscando manter a tradição viva, os designers recorrem a uma variedade de características típicas da marca.

Exterior: um perfil fluido com proporções perfeitas

O perfil fluido do conceito Classe S Coupé incorpora clara sensualidade numa forma atual. Ele se caracteriza pelas típicas proporções de um carro com tração traseira, que são ressaltadas pela marca registrada da Mercedes, a linha descendente. O longo capô, com linhas exclusivas e saliências que remetem à potência, o habitáculo rebaixado com a linha de cintura alta, os arcos das rodas acentuados, assim como as rodas de 21 polegadas (pneus dianteiros 265/35 R21 e traseiros 295/35 R21), além da traseira larga consolidam o posicionamento do conceito Classe S Coupé como uma obra prima do refinamento automotivo. Com 2.945 mm de distância entre-eixos, o cupê tem 5.050 mm de comprimento, 1.958 mm de largura e 1.409 mm de altura.

As superfícies arqueadas dão ao veículo uma personalidade sensual. A aparência escultural confere ao conceito uma elegância clássica e forma uma perfeita simbiose com a linguagem de design moderna e evolutiva. A vista lateral é marcada pela linha descendente, alinhada ao caráter emocional do carro. Ela ressalta as típicas proporções da marca como uma assinatura visual. As linhas foram deliberadamente reduzidas ao básico, criando uma clareza atemporal.

A interação criativa de vários elementos de design empresta ao conceito Classe S Coupé uma dianteira com ar confiante e superior. Ao centro dela fica a grade do radiador tridimensional com contorno de diamante, cuja estrutura é definida pelos elementos retangulares em cromo escurecido. Ela traz a estrela central da Mercedes em uma lâmina.

Os faróis totalmente em LED, com as “sobrancelhas” das luzes de condução diurna, reforçam o ar confiante e diferenciado do veículo. No conceito Classe S Coupé essas sobrancelhas foram posicionadas mais à frente, em uma linha semicircular invertida. A aparência de diamante dos faróis e as lanternas traseiras arrematam os detalhes luxuosos de acabamento do carro de exibição.

O perfil lateral é definido pela linha esticada do teto com formato curvado e pelas portas sem molduras. Uma elegante moldura cromada tridimensional cerca as áreas envidraçadas, que não sofrem a interrupção das colunas B. Tudo isso compõe o típico visual dos cupês da Mercedes-Benz. Ao desenvolver os espelhos externos, os designers aproveitaram a liberdade oferecida na concepção de um carro conceitual, criando um formato bem estreito e elegante.

Uma forma muscular acima do eixo traseiro, projetando-se do painel lateral, gera uma sensação de leveza e dinamismo, mesmo com o carro parado. As superfícies arqueadas e as linhas dos painéis laterais fluem para a traseira, estreitando o perfil do carro de forma gradual.

A traseira, com suas superfícies, ombros largos e linhas de caráter acentuado arremata o visual com um toque de emoção. O deslocamento da placa para a parte inferior do para-choque permitiu posicionar a estrela de três pontas de forma mais destacada na tampa lisa do porta-malas. Ela é complementada por um friso cromado, modelado com muita atenção aos detalhes. O friso corre horizontalmente sobre a tampa e continua até depois das lanternas traseiras, reforçando a impressão visual de largura. A distribuição dos LEDs em duas fileiras horizontais dentro da luminária traseira dividida em duas partes representa a alta tecnologia e, ao mesmo tempo, é um reminiscente do design em relevo dos modelos mais antigos.

Interior: fluidez nas linhas

Elegância escultural e simplicidade também caracterizam a parte interna. O painel branco de instrumentos dá uma aparência clara e sensual. Como todo o interior, o painel é dominado por linhas fluidas: as ondulações superior e inferior definem a estrutura.

A arquitetura do painel de instrumentos é espetacular. Graças a uma nova forma de acomodação dos airbags, os designers conseguiram dar à parte inferior do painel um formato escultural. A seção superior do conjunto de instrumentos parece flutuar à frente do painel, como se formasse uma camada superior à parte. O painel de instrumentos se integra sem descontinuidade às portas, em um movimento envolvente. A ondulação tem continuidade nos painéis das portas.

As aberturas de ventilação que, entre outros lugares, também são alojadas em um conjunto de quatro no centro do painel, têm um design futurista altamente detalhado, com as barbatanas que conduzem a corrente de ar de forma oval. As aberturas foram criadas para criar contraste e são feitas de uma combinação de alumínio branco com aparência de cerâmica e alumínio escovado e polido.

Os elementos de controle de alumínio têm formato limpo e funcional, contrastando fortemente com as formas orgânicas e avançadas ao seu redor. Acima dessa superfície com formas livres, a tela já conhecida na nova Classe S, com 30,7 cm (12,3 polegadas) fica abrigada sob uma pequena carenagem. Ela tem proporções 8:3. No conceito Classe S Coupé, os mostradores, totalmente cobertos por vidro, são ainda mais esbeltos e parecem flutuar livremente. Como elementos de alta tecnologia, eles criam um excitante contraste com o cenário sensual do painel de instrumentos. O jogo de cores dos displays utiliza um verde-azulado, esportivo e moderno.

Uma tela sensível ao toque com quatro relógios com horários internacionais fica no centro do console. O motorista pode escolher quais relógios quer mostrar. Para isso, basta rolar um globo terrestre no mostrador e escolher o fuso horário. Um menu irá mostrar as opções de cidades. O conceito do relógio multifusos foi criado e implementado pelos designers e engenheiros do Centro de Design Avançado da Mercedes-Benz em Palo Alto, no estado americano da Califórnia.

A unidade central de comando no console central parece uma joia brilhante. Sua superfície de alta qualidade, tipo “diamante negro”, dá impressão de profundidade. O método de fabricação “diamante negro” utiliza o processo de deposição de vapores químicos para colocar metais preciosos sobre uma superfície cromada de alto brilho a temperaturas em torno de 1.000° C. O metal então reage com a superfície, formando uma camada com alta resistência a riscos e alta força adesiva.

Os painéis das portas do conceito Classe S Coupé são feitos de alumínio. Utilizando algoritmos em computadores, linhas topográficas delicadas são traçadas no metal, replicando os contornos dos elementos de controle montados nas portas. Isto cria um interessante padrão luminoso, com pequenas luzes brilhantes. A inspiração deste detalhe foi tirada das formações rochosas do estado de Utah, nos EUA. As perfurações progressivas nos alto-falantes também foram geradas por algoritmos e mostram a estética inteligente derivada da matemática.

Como todo o interior, os bancos tem uma fluência de linhas altamente dinâmica e natural, dando continuidade ao design escultural das superfícies. Os assentos dianteiros evocam uma associação com a alta costura, já que suas formas esculturais envolvem linhas sensuais que lembram os figurinos de uma coleção de moda. Na parte superior do banco, os encostos laterais envolvem o ocupante como um colar. As linhas verticais dos assentos se devem a um conjunto de delicadas canaletas. Os arremates nas laterais geram contraste e, como a perfuração nas superfícies dos bancos, são fatores a mais contribuindo para a impressão de elegância esportiva.

A gama de cores e materiais joga com os contrastes salientes em antracita e branco, assim como o alumínio, e reforça a modernidade atemporal e natureza de vanguarda do design que elevam o conceito Classe S Coupé a um supremo nível de exclusividade, alta qualidade e perfeição. A forração do teto do veículo é feita de seda tecida a mão, o que arremata o caráter de exclusividade do interior.

Tecnologia: sistemas de assistência inteligentes e uma suspensão capaz de enxergar

Ele é movimentado por um motor V8 Biturbo. Ele gera 335 kW (455 cv) e tem 4.663 cm³ de cilindrada. O torque máximo é 700 Nm.

O conceito Classe S Coupé está equipado com a tecnologia “Intelligent Drive” da Mercedes-Benz. Graças a dois “olhos”, a câmera estereoscópica pode obter uma visão tridimensional da área até 50 metros à frente do veículo e, como um sistema “6DVision”, pode detectar a posição e movimento de objetos. Ela monitora o entorno à frente do carro numa extensão de até 500 metros. Esses dados são combinados com os obtidos por sensores por radar e ultrassom. Uma grande quantidade de sistemas de assistência monitora o tráfego circundante para o motorista. Isto ajuda a reduzir a carga que recai sobre o motorista, além de proteger também outros usuários da via.

A suspensão também utiliza a nova câmera estereoscópica. Como a nova Classe S, o conceito Classe S Coupé pode detectar ondulações na pista com antecedência. Quando o ROAD SURFACE SCAN detecta essas ondulações com a ajuda da câmera, o sistema MAGIC BODY CONTROL ajusta a suspensão antecipadamente para adequar-se à situação. Utilizando as imagens da câmera e informações sobre o veículo, a unidade de controle calcula continuamente a melhor estratégia para lidar com trechos irregulares, assim como longas ondulações.

O sistema de informação e entretenimento também atende aos mais altos padrões. O software MoodGrid do serviço de reconhecimento de música Gracenote possibilita escutar as músicas mais apropriadas ao momento. Encontrar músicas adequadas não exige mais que o motorista e os passageiros do conceito Classe S Coupé pesquisem arduamente suas coleções de gravações digitais. Baseado numa classificação, o software prepara uma pré-seleção de músicas. Essa relação não inclui apenas músicas conhecidas, mas peças de um catálogo contendo 18 milhões de trilhas, adaptadas para o gosto individual e o espírito do momento. O sistema de navegação baseado no Garmin NaviCore também proporciona a orientação mais conveniente, com design moderno e mapas tridimensionais.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.