Carros de rua – 2008 HYbrid Air e 208 HYbrid FE: novidades da Peugeot para o Salão de Genebra

sexta-feira, 1 de março de 2013 às 15:39

A Peugeot estabeleceu o objetivo de reduzir as emissões médias de sua gama para 116g de CO2/km em 2015 sem sacrificar o prazer de dirigir. Para tanto, investe em diversas tecnologias que já equipam seus veículos e promovem progressos substanciais: melhoria contínua do rendimento dos motores térmicos, estratégia de downsizing dos motores a gasolina e a diesel, difusão do sistema Stop&Start e propulsão elétrica são alguns exemplos desse esforço.

O HYbrid4, a hibridação diesel-elétrica, faz parte desse processo. Lançado em exclusividade mundial pela Peugeot no crossover 3008, ela foi em seguida implantada no 508 RXH e no 508. Os 20 mil clientes da tecnologia HYbrid4 descobriram um prazer de conduzir inédito, que conjuga desempenho, simplicidade de utilização, silêncio e respeito ao meio ambiente, com emissões de CO2 a partir de 88g/km.

Com o 2008 HYbrid Air, a Peugeot inova mais uma vez em benefício do meio ambiente e de seus clientes em todos os mercados. Por sinal, essa tecnologia de ruptura é apresentada no 2008, o novo crossover urbano desenvolvido por e para três continentes. Ele é o suporte natural dessa nova cadeia de tração, que associa gasolina e ar comprimido para responder às expectativas dos clientes e aos desafios automotivos.

A tecnologia HYbrid Air é uma etapa imprescindível rumo ao objetivo de redução do consumo para somente 50 km/l. Para atingi-lo, vai associar-se à melhoria contínua dos motores e à redução do peso possibilitada pelas novas plataformas.

A tecnologia HYbrid Air

O caderno de encargos dessa tecnologia tinha objetivos bastante claros: a redução substancial do consumo e das emissões de CO2, em todos os continentes, mediante uma tecnologia acessível em termos de preço e aplicável aos veículos de passeio e utilitários que compõem os segmentos B e C.

Para atingir esses objetivos o HYbrid Air combina tecnologias já comprovadas: a nova geração de motores de três cilindros a gasolina e ar comprimido. No total, 80 patentes materializam as competências mobilizadas nesse importante trabalho de P&D.

Princípio de funcionamento

O HYbrid Air combina duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, até mesmo substituí-lo, para levá-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes durante as fases transitórias – acelerações e arrancadas.

Essa tecnologia utiliza alguns componentes novos no universo automotivo, mas que já foram amplamente comprovados em outros setores, como a aeronáutica. O HYbrid Air é constituído por:

– um reservatório de energia que contém ar comprimido, disposto sob a carroceria, no túnel central;
– um reservatório de baixa pressão, situado na altura da travessa da suspensão traseira e que serve de vaso de expansão;
– um grupo hidráulico composto por um motor e uma bomba, instalado sob o capô, na transmissão.

Essa última é composta por um trem epicicloidal automatizado para gerenciar a repartição entre as duas energias, que substitui o câmbio mecânico e oferece a possibilidade de automatizar a troca de marchas.

O motor térmico é um três cilindros a gasolina de última geração. Ele dispõe das mais modernas tecnologias: otimização do peso e da compacidade através da maior integração possível dos componentes, redução dos atritos internos mediante a utilização de um revestimento Diamond Like Carbon, gerenciamento térmico Split Cooling para um aumento mais rápido da temperatura etc.

O HYbrid Air apresenta, assim, a vantagem de ser compatível com a plataforma existente em benefício da habitabilidade, da modularidade e do volume do reservatório de gasolina, que se mantêm inalterados.

Três modos: Air (ZEV), Gasolina e Misto

O supervisor vai pilotar as duas fontes de energia para obter o melhor rendimento possível em função da situação. A passagem entre os três modos disponíveis ocorre de maneira totalmente transparente para o condutor.

No modo Air (ZEV), apenas a energia contida no ar comprimido faz o veículo avançar. Ao se dilatar, o ar ocupa um espaço cada vez maior no reservatório de energia e desloca um volume de óleo correspondente. O óleo é um vetor de energia que alimenta o motor hidráulico acoplado ao trem epicicloidal. Com o motor térmico desligado, o veículo se desloca sem consumir gasolina nem emitir CO2. Esse modo tem sua melhor expressão na circulação urbana.

No modo gasolina, apenas o motor de três cilindros a gasolina 1.2 VTi equipa o veículo. Esse motor se beneficia das últimas tecnologias para obter, em comparação com a geração precedente, um peso reduzido de 21 kg, atritos diminuídos em 30% e com um gerenciamento térmico evoluído para atingir mais rapidamente a temperatura de funcionamento ideal. Esse modo é particularmente adaptado para estradas e autoestradas, com velocidade estabilizada.

No modo Misto, os motores a gasolina e hidráulico funcionam conjuntamente para deslocar o veículo, em proporções ajustadas em função da situação, a fim de atingir o consumo ideal. Flexível, o HYbrid Air pode alimentar o motor hidráulico a partir de duas fontes. Enquanto a quantidade de energia contida no reservatório de ar comprimido se mostrar suficiente para atender à demanda do condutor, o motor hidráulico funciona a partir dessa fonte. Em seguida, se necessário, ele pode ser alimentado diretamente pela bomba hidráulica. Esse modo se destina especialmente às fases transitórias na cidade e na estrada (arrancadas, acelerações).

O reservatório de energia pode ser recarregado de dois modos. Nas desacelerações (ao frear ou tirar o pé do acelerador), a redução da velocidade não é obtida pela aplicação das pastilhas nos discos de freio, mas pela resistência à compressão do ar nesse acumulador. A alternativa consiste em fazer a recarga através da religação do motor térmico – nessa situação, uma parte da energia produzida pela gasolina é utilizada para comprimir o ar. Em ambos os casos, a capacidade energética máxima do acumulador sob pressão é atingida rapidamente, em apenas dez segundos.

Rumo aos 50 km/l

Devido à sua flexibilidade, o HYbrid Air apresenta inúmeras vantagens. Ao utilizar componentes comprovadamente eficientes, sua robustez torna a utilização adaptada à diversidade das condições de rodagem encontradas nos diferentes continentes. Essa inovadora tecnologia tem potencial para se tornar o híbrido “coração de gama” e internacional.

Os clientes dos carros de passeio e utilitários leves dos segmentos B e C poderão experimentar:

– uma condução urbana em modo Air (ZEV) em até 80% do tempo, portanto sem qualquer consumo de combustível;
– uma redução do consumo de 45% em circulação urbana;
– uma condução flexível graças à automatização da transmissão;
– habitabilidade e modularidade inalteradas, assim como a capacidade do reservatório de gasolina;
– a serenidade proporcionada por componentes de eficiência comprovada.

Na atual geração de veículos do segmento B, o HYbrid Air reduz consideravelmente o consumo e as emissões de CO2. Por sinal, os resultados do teste do ciclo de homologação indicaram apenas 34,5 km/l e 69g/km.

O HYbrid Air é uma etapa fundamental rumo aos 50 km/l, juntamente com outros progressos tecnológicos. Esse consumo recorde poderá ser atingido com a contribuição de inovações do motor a gasolina ou da plataforma. No nível do motor, a estratégia de downsizing, o gerenciamento térmico e a combustão também são importantes eixos de progresso. A plataforma é o elemento de construção modular no centro da concepção e da fabricação de um novo modelo. A utilização de materiais mais leves e de processos industriais inovadores vão permitir uma redução de peso importante.

Um modelo de P&D inovador

A tecnologia HYbrid Air é o resultado de um projeto que mobilizou 200 pessoas em torno de um mesmo objetivo. As competências representadas, desde o desenvolvimento de um sistema de tração até a visão estratégica, passando por estudos junto dos clientes, trabalharam em estreita colaboração com os fornecedores, inclusive a Bosch.

Finalmente, o HYbrid Air foi desenvolvido no âmbito de uma parceria financeira com o Programa de Investimentos do Futuro da Ademe – Agência Francesa do Meio Ambiente e do Controle de Energia.

Peugeot e Total preparam o futuro com o demonstrador tecnológico 208 HYbrid FE

Há anos trabalhando para melhorar o desempenho energético dos veículos, a Peugeot e a Total mais uma vez associam suas capacidades de inovação em torno de um projeto inovador: o 208 HYbrid FE.

O objetivo do projeto é conceber um veículo que some um real prazer de dirigir (de 0 a 100km/h em 8 segundos) a baixas emissões de CO2 (49g/km). Esse demonstrador tecnológico se beneficia das mais recentes inovações da Peugeot e da Total em matéria de aerodinamismo, redução do peso do sistema de tração, combustíveis e lubrificantes.

Tais desempenhos serão alcançados sem o auxílio de qualquer fonte de energia extra (tecnologia gasolina não plug-in), tendo como base um veículo de série comprovadamente eficiente.

49g CO2/km e 8s para passar de 0 à 100 km/h equivalem a dividir por dois as emissões do mais econômico dos motores a gasolina (Fuel Economy), proporcionando ao mesmo tempo acelerações dignas de um pequeno carro esportivo (Fun&Efficient).

Peugeot e Total compartilham visão de futuro

Parceiras desde 1995, as empresas Peugeot e Total colaboram para reduzir significativamente o consumo de combustível, as emissões de CO2 e o TCO (custo total de utilização) dos veículos.

O grupo Total e suas diferentes entidades (Lubrificantes, Combustíveis, Hutchinson, CCP Composites, Total Global Polymers) participam ativamente com a Peugeot de inúmeros projetos de P&D destinados a desenvolver veículos que levam em conta o respeito ao meio ambiente. A Total fornece para a Peugeot e suas redes, em nível mundial, lubrificantes FE (Fuel Economy) desenvolvidos para diminuir o consumo dos veículos por meio da redução do atrito no motor. Em dez anos, os lubrificantes da Total contribuíram, assim, para uma redução de 5% das emissões de CO2 nas motorizações do Grupo PSA.

Na França, cerca de 250 pesquisadores trabalham no desenvolvimento dos futuros combustíveis e lubrificantes para automóveis (os combustíveis de alta qualidade Total Excellium, por exemplo, permitem reduzir o consumo). Atualmente, os pesquisadores do grupo Total desenvolvem biocombustíveis, combustíveis com baixo teor de enxofre, lubrificantes que economizam energia (lubrificantes Fuel-Eco), aditivos específicos que garantem a redução das emissões e também materiais inovadores que tornam as estruturas mais leves.

A Peugeot tem como objetivo conciliar experiência de condução e mobilidade sustentável, qualquer que seja o meio de mobilidade. É a única marca automotiva que propõe uma gama completa de meios de mobilidade, como bicicletas, veículos de duas rodas motorizados, carros e veículos utilitários leves.

Para isso, a Marca investe em diversas tecnologias: as motorizações são uma poderosa alavanca (melhoria contínua do rendimento dos motores térmicos, estratégia de downsizing, generalização do filtro de partículas, difusão do sistema Stop&Start, hibridação diesel-elétrica, propulsão elétrica). Investe, igualmente, em materiais utilizados para reduzir o peso dos veículos e o aumento da porcentagem de materiais verdes, sem esquecer os serviços conectados.

O resultado dessas iniciativas é positivo, visto que a Marca detém as mais baixas emissões de CO2 da Europa – líder nesse aspecto, a Marca reduziu suas emissões em 7g/km, chegando a apenas 121,6 g/km em 2012. Assim, 2/3 dos veículos Peugeot emitem menos de 130g CO2/km.

Em 2011, a Peugeot e a Total renovaram o acordo de cooperação para pesquisa. Hoje, as duas empresas se lançam num projeto destinado a oferecer às gerações futuras uma mobilidade que associa eficiência energética (Fuel Economy) e prazer de dirigir (Fun&Emotion).

208 HYbrid FE, uma nova maneira de avançar para o futuro

Para enfrentar esse desafio tecnológico, Peugeot e Total unem suas capacidades de inovação para desenvolver soluções que favoreçam a mobilidade das próximas gerações.

Peugeot, a Direção da Pesquisa e das Tecnologias Avançadas do grupo PSA, grupo Total e suas diferentes entidades (Total Lubrificantes, Hutchinson, CCP Composites, Total Global Polymers) são coordenados pela Peugeot Sport, habituada aos desafios humanos, rumo às tecnologias de ponta e à hibridação. Para concretizar esse desafio, o projeto se baseia no 208 1.0 Vti 68 CV, comprovadamente eficiente, e que será profundamente reformulado.

O estilo e a aerodinâmica serão os primeiros elementos visíveis. Remanejado, o 208 HYbrid FE terá um CX muito inferior ao do modelo de série, sem perder sua habitabilidade. Pneus e rodas específicos completarão o conjunto para reduzir a resistência à rodagem. A redução do peso é um dos fatores que mais contribuem para o desempenho – as equipes idealizam uma redução de 200 kg no peso do veículo. Hutchinson e CCP Composites, filais do grupo Total, contribuirão com seu know-how na área de materiais compósitos e policarbonatos, que serão utilizados nos painéis de carroceria, nos vidros e, ainda, no habitáculo.

Outra inovação do 208 HYbrid FE é o sistema de tração híbrido inspirado na competição. Essa motorização associa um três cilindros movido a gasolina e um câmbio automatizado a uma máquina elétrica e a uma bateria vindos diretamente dos programas de resistência. O motor será adaptado para essa nova aplicação: gerenciamento térmico e ciclo de combustão específicos, redução dos atritos, peso reduzido da partes móveis do motor (biela, pistão, válvulas) e do cabeçote.

As equipes de P&D da Total trabalham simultaneamente na formulação de lubrificantes e combustíveis que contribuirão para limitar os atritos e otimizar a combustão. As diferentes etapas desse projeto serão desvendadas e poderão ser acompanhadas a partir de cinco de março de 2013 no site www.mission49-8.com.

EB - www.autoracing.com.br

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