Campeões do passado discordam sobre a maturidade de Vettel

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 às 12:13

s_vettel.3Dois campeões mundiais de Fórmula 1 do passado não concordam sobre o desenvolvimento do atual campeão Sebastian Vettel.

Jacques Villeneuve, que conquistou o título da categoria em 1997, reconhece o talento do jovem alemão, mas não se impressionou com seu comportamento nesta temporada. “Ele é muito rápido, mas sinto que tem problemas para controlar suas emoções”, declarou o canadense à Auto Hebdo.

“Eu o vi mostrando o dedo aos comissários no pitlane, e acho difícil compreender o fato de alguém fazer isso neste nível, é mais uma coisa de garoto”, acusou Villeneuve.

Ele culpa a Red Bull pela situação. “Ele vem sendo tratado da mesma maneira ao longo de toda a sua carreira. Aos 14 anos, já sabia que seria levado para a Fórmula 1. Quando comete um erro, lhe dizem ‘não, você não fez nada de errado, está tudo bem’. Vamos ver como ele reage agora (como campeão)”, acrescentou Villeneuve.

“Hamilton era um pouco assim a princípio, mas depois de seu primeiro título, teve uma temporada ruim, e, neste ano, finalmente foi um homem. Neste ano, Vettel tirou Webber de uma corrida estupidamente, mas a equipe disse que foi culpa de Webber. Vamos ver o que acontece – vai piorar ou ele ficará mais maduro agora? Se for na direção de Hamilton, vencerá mais campeonatos. Caso contrário, nunca aprenderá com seus erros”, concluiu Villeneuve.

Entretanto, o tetracampeão mundial Alain Prost admite que agora é um fã de Vettel, após passar algum tempo com o piloto da Red Bull na recente Corrida dos Campeões.

“Ele é muito jovem, mas já bastante maduro”, disse o francês. “Também vejo um frescor e um entusiasmo que realmente me agradam. Não é o caso com todos os jovens pilotos da Fórmula 1. Isso é algo que me surpreende: você não sente a paixão em alguns pilotos, é como se eles estivessem lá apenas pelos negócios. Mas, em Vettel, sinto o frescor e a paixão, e espero que ele continue assim pelo maior tempo possível”.

Prost também elogiou o final de campeonato de Vettel em 2010. “Como todos os outros, fui um pouco crítico quando vi a confusão que ele criou em algumas ocasiões. Mas em um piloto com tanto caráter, é difícil conter isso. Depois de agosto, vi uma mudança radical. Sem o incidente na Coréia, ele teria vencido as quatro últimas corridas. É um grande campeão, sem dúvida. Você pode ter julgado de modo diferente no meio da temporada, mas – no final – podemos dizer ‘bravo'”, concluiu Prost.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.