Cal Crutchlow quer mudanças no formato da MotoGP

Cal Crutchlow

Cal Crutchlow

Cal Crutchlow quer mudanças no formato de fim de semana da MotoGP, acreditando que a forma como os grupos de classificação são formados é “apenas desperdício de tempo para todos”.

O campeonato adotou um novo sistema de classificação em 2013 com duas sessões de 15 minutos, sendo que a primeira das quais envia dois pilotos para a sessão principal. Dez dos 12 lugares no Q2 são atribuídos com base nos tempos combinados das três sessões de treinos livres, na sexta-feira e na manhã de sábado.

O piloto da LCR Honda, no entanto, acredita que a enxurrada de voltas tardias com pneus novos em cada uma dessas sessões, em uma tentativa de reservar um desses lugares garantidos no Q2, é contraproducente. “Cada sessão é uma sessão de classificação no final”, disse ele. “É apenas desperdiçar tempo para todos”.

“Todo mundo está desperdiçando pneus. Eles (pilotos) não se importam se não têm qualquer chance de Q2, é só eles querem ser o 12º no grid. É difícil porque ninguém pode trabalhar e então esses caras estão em sexto no grid mas 40 segundos atrás na corrida e em nenhum lugar, porque eles usaram a alocação de pneus deles”, explicou.

Crutchlow acredita que a maioria dos pilotos prefere que os lugares do Q2 sejam reservados apenas na terceira sessão do sábado pela manhã, deixando as sessões de sexta-feira para outros trabalhos. “Queremos tornar o TL3 a única vez que você pode passar”, afirmou.

“Mas eu não acho que vai acontecer por causa do show, por causa da TV. Mesmo o treino livre é agora uma sessão de classificação no final, mas é apenas uma perda de tempo”, concluiu o britânico.

A MotoGP revelou uma série de mudanças para a classificação em 2017, incluindo um sistema automatizado para revelar qual pneu o piloto está usando, a fim de tornar a sessão mais fácil de se acompanhar. Os pilotos que progridem do Q1 para o Q2 serão capazes de substituir um pneu traseiro usado slick de sua alocação por um novo pneu macio.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que contenham ofensas não serão aprovados pelo moderador.