Brawn: F1 deveria explicar melhor as punições

Ross Brawn

A Fórmula 1 deveria encontrar maneiras de explicar melhor as decisões relacionadas às punições após a controvérsia envolvendo Sebastian Vettel no GP do Canadá, diz Ross Brawn.

Muitos fãs ficaram irritados com a penalização de cinco segundos a Vettel por retornar ao circuito de maneira insegura e empurrar Lewis Hamilton depois de passar pela grama na primeira chicane.

Entende-se que os comissários se convenceram da culpa de Vettel devido aos movimentos secundários no volante que ele fez quando voltou à pista, enquanto vários fãs acham que foi um incidente de corrida que deveria ter sido ignorado pelos comissários.

Não houve uma explicação formal ou divulgação dos dados relacionados ao caso. Mas Brawn, diretor esportivo da F1, acredita que uma abertura maior, oferecendo aos fãs explicações sobre os motivos de tais decisões, poderia beneficiar a categoria.

“Eu tenho muito respeito pelo trabalho dos comissários e seu profissionalismo, e creio que eles seriam os primeiros a dizer que não gostam de ver o resultado de uma corrida decidido por uma punição”, declarou Brawn.

“Ao mesmo tempo, compreendo como deve ser difícil para os fãs entender por que o piloto no degrau mais alto do pódio não é aquele que cruzou a linha de chegada na frente. Por isso a transparência é importante quando se trata de explicar as decisões dos comissários, principalmente em um esporte tão complexo quanto a F1”.

“É no futebol, onde, apesar de chegada do árbitro assistente de vídeo, ainda se discute se uma mão na bola deveria ser punida com um pênalti ou não. Portanto, pode ser útil trabalhar com a FIA em soluções que permitiriam aos comissários explicar suas decisões aos fãs e elaborar como chegaram a elas”.

“Tendo dito isso, eu acrescento enfaticamente que não há nada sinistro em relação a uma decisão como essa. Você pode concordar com ela ou não, mas nenhum daqueles que exercem a função de comissário a cada fim de semana tem uma agenda oculta e os fãs podem ter certeza disso”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.