BMW Sports Trophy Team Brasil volta a marcar pontos no FIA GT

BMW Team Brasil

Neste domingo (21) no circuito belga de Zolder, que completa 50 anos, os brasileiros do BMW Sports Trophy Team Brasil pontuaram novamente. A corrida principal foi mais tranquila para a única equipe 100% verde e amarela inscrita no mundial de turismo. A disputa foi válida pela segunda etapa do FIA GT Series. A dupla formada por Allam Khodair / Cacá Bueno, a bordo do BMW Z4 #0 completou as 39 voltas em oitavo lugar, e garantiu a sétima colocação na categoria Pro-Cup. O outro carro da equipe, com os pilotos Ricardo Zonta / Sérgio Jimenez (#21) terminou em 11º no geral e ficou em oitavo na Pro. A próxima etapa da competição será em Zandvoort, na Holanda, nos dias 6 e 7 de julho.

A segunda corrida do final de semana de disputas na Bélgica foi um pouco mais tranquila para a equipe BMW Team Brasil, que largando mais atrás, sabia que não teria muitas chances de brigar por um lugar no pódio e fez uma prova visando os pontos no campeonato.

A vitória foi suada para a dupla Peter Kox e Stefan Rosina, que a bordo do modelo Lamborghini LP560-4, travou um bom duelo com os segundos colocados Stephane Ortelli e Laurens Vanthoor (Audi R8 LMS ultra). Rosina fez a última parte da prova e completou as 39 voltas em 1h00s057. Cacá e Khodair, que largaram em décimo, cruzaram em oitavo, sendo sétimo na categoria Pro-Cup. Agora o BMW Z4 #0 ocupa a oitava posição na classificação, com 18 pontos.

Os outros dois representantes da equipe, Zonta e Jimenez também pontuaram neste domingo. A bordo do BMW Z4 #21, eles largaram atrás, (em 19º) e fizeram boa corrida de recuperação para terminar a prova na zona de pontuação. O paranaense Ricardo Zonta fez a primeira parte da corrida e foi responsável por sair das confusões na primeira volta, envolvendo outros competidores, para entregar o carro para o paulista Sérgio Jimenez em 11º, posição que foi mantida até a bandeirada, eles ficaram com o oitavo lugar na Pro-Cup. Depois desta corrida, Zonta/Jimenez ocupam a 11ª posição na classificação geral da categoria, com sete pontos.

Cacá Bueno considerou que ter voltado a pontuar foi bom, mas ele confessa que espera mais e acredita que é possível melhorar alguns itens já para a próxima corrida. “Hoje foi melhor que ontem. Conseguimos pontuar, que era o objetivo, mas foram poucos pontos conquistados. Foi uma boa corrida, mas sabemos que precisamos melhorar algumas coisas. Acho que nosso pit stop ainda não está bom. O ritmo de corrida foi bem melhor, mas ainda estamos tomando um segundo dos outros concorrentes. Esperamos que a FIA e a SRO equilibrem um pouco melhor os carros, porque nós temos mudança para fazer nos equipamentos, mas precisamos da homologação deles para que possamos estar mais competitivos já na próxima etapa. Eles mesmo sabem disso, tanto que fizeram uma reunião com a gente para falar do assunto”, comentou o pentacampeão da Stock Car sobre a restrição de desempenho no motor do modelo BMW Z4, imposta pela organização.

Allam Khodair concorda com o companheiro e reforça que o BMW Z4 não está rendendo tudo o que pode, justamente por causa da restrição. “Hoje tivemos uma evolução. Tive um bom ritmo de corrida, o Cacá também, mas com o restritor não conseguimos render tudo o que o carro pode. O equipamento é bom, e por isso, com a homologação da FIA e da SRO já prevista para a próxima etapa, acredito que vamos estar bem fortes em Zandvoort”, disse.

Ricardo Zonta observou que foi importante ter feito uma corrida mais calma, e ter saído de Zolder com alguns pontos. “Devido à batida de ontem, acabamos largando muito atrás. Mas fiz uma boa largada, e consegui me livrar dos incidentes com outros competidores na primeira volta. O carro estava bom, e nosso pit stop novamente foi eficiente. Na corrida, conseguimos nos aproximar e subir algumas posições. Agora precisamos ter a liberação da organização para conseguirmos ter mais velocidade”, comentou o paranaense.

Sérgio Jimenez comentou que pontuar é sempre importante. “Depois da nossa primeira corrida meio atribulada ontem, hoje voltar a pontuar foi a melhor coisa do fim de semana. O Ricardo fez uma boa primeira parte, tinha um ritmo bom e fez uma boa largada. No pit stop, novamente fizemos a estratégia de entrar primeiro que todo mundo, e isso funcionou bem. Quando assumi, para a segunda metade da corrida, o carro estava bom e consegui andar mais perto do Audi e da Lamborghini, mas não consegui a ultrapassagem. Vamos continuar trabalhando”, observou o paulista.

Os melhores na Corrida Principal em Zolder
1. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 39 voltas,1h00s057 *
2. Ortelli/Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra), a 0s448 *
3. Sandström/Strippler (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra), a 3s763 *
4. A.Zuber/M. Parizy (Loeb Racing McLaren MP4-12C), a 14s587 *
5. R.Rast/Mayr-Melnhof (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS ultra), a 17s899 *
6. A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), a 33s774 *
7. S. Afanasiev/ A. Simonsen (HTP Gravity Charouz Mercedes SLS AMG GT3) , a 34s284 **
8. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), a 42s697 *
9. C. Campanico / C. Vieira (Novadriver Audi R8 LMS ultra), a 50s152 **
10. H.Proczyk / D. Baumann (Grasser Racing Lamborghini LP 600+), a 51s254 **
11. R. Zonta/S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil/BMW Z4), a 53s585 *

* Categoria Pro
** Categoria Pro-AM

Classificação do Campeonato (Categoria Pro-Cup) – Extra Oficial
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 44
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 42
3. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 32
4. R.Rast/Mayr-Melnhof (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 31
5. A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), 24
6. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 22
7. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 21
8. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 18
9. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 15
10. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 11
11. R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 7
12. D. Keilwitz / N. Kentenich (Doerr Motorsport /McLaren MP4 12-C), 1

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.