Blancpain Sprint Series – Brasileiros empolgados para acelerar novamente na Europa

sexta-feira, 18 de abril de 2014 às 15:49

Nelsinho ao lado da BMW Z4 que irá usar no Mundial de Turismo

A temporada 2014 do Blancpain Sprint Series – novo nome da categoria FIA GT Series – vai começar neste fim de semana na França. E a equipe brasileira BMW Sports Trophy Team Brasil – que tem seus carros preparados pela AH Competições -, e que conta com o patrocínio do Banco do Brasil, está pronta para os desafios da segunda temporada na Europa. A equipe segue para o circuito de Nogaro com novidades: novo patrocinador, novas duplas, pilotos estreantes na equipe, e uma casa nova em solo europeu, que agora mantém sua base no Estoril, em Portugal.

Nesta sexta-feira (18), tem início a programação da etapa de abertura, com a realização do primeiro treino livre. No sábado (19), acontece mais uma sessão de ensaios, e o classificatório para a primeira corrida. No domingo (20), será realizada a corrida classificatória. E a segunda-feira (21) encerra as atividades da primeira etapa, com a corrida principal. As disputas do domingo e da segunda serão transmitidas ao vivo pelo SporTV.

A Rede TV! também vai exibir em sua grade, sempre nos domingos das corridas, às 14h15. Nesta etapa, em especial, a emissora vai mostrar as disputas no dia 27, no mesmo horário, um domingo posterior ao evento.

Entre os desafios da equipe brasileira em 2014 estão duas pistas novas, o circuito de Brands Hatch, na Inglaterra, e Algarve, em Portugal. O campeonato passará também por França, Holanda, Eslováquia, Bélgica e Azerbaijão, na fronteira entre Europa e Ásia, totalizando sete etapas e 14 corridas.

As duplas deste ano serão formadas pelo carioca Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car, ao lado de Sérgio Jimenez, que também competiu pelo time no ano passado. O paulista é multicampeão do kart e um dos destaques da nova geração de talentos. Ambos dividirão a condução do BMW Z4 #0.

A bordo do outro carro da equipe, o BMW Z4 #21, duas caras novas: Nelsinho Piquet, com 20 anos de carreira, passagem pela F-1 e o primeiro piloto brasileiro a vencer na Nascar; E o gaúcho Matheus Stumpf, bicampeão da GT Brasil, e que também participou do FIA GT Series, em 2013. Na última segunda-feira (14) ambos realizaram um shakedown dos carros, em Algarve (Portugal), visando a estreia no fim de semana, na França.

Pentacampeão da Stock Car, três vezes campeão da Copa Fiat e campeão Sul-americano na TC2000, Cacá é atualmente um dos principais pilotos de turismo da história nacional e está bastante motivado para a nova temporada. Integrante da equipe desde 2012, quando foi vice-campeão da GT Brasil, e um dos representantes do elenco em 2013, o piloto não vê a hora de voltar a acelerar na Europa.

“Estamos ansiosos esperando que o ano comece logo e queremos ter um ano ainda melhor do que foi 2013. O trabalho e melhorias já estão sendo feitos e estamos a mil. Temos duplas experientes, já conhecemos bem praticamente todas as pistas deste ano. Nosso pit stop terminou muito bom no fim do ano, e isso fez diferença em relação às primeiras etapas. O carro é o mesmo, e ainda estamos aguardando alguma novidade em termos de potência. A equipe está mais experiente, tem mais aprendizado e bagagem, os pilotos conhecendo os circuitos e o carro. E, com esse pacote, acredito que tenhamos condições para ter um resultado melhor do que 2013, que já foi bom. O nosso desafio, é justamente brigar por vitórias e pódios”, analisou o experiente piloto.

Outro que está animado para a ‘reestreia’ em solo europeu é Sérgio Jimenez. O paulista também defendeu as cores da equipe brasileira em 2013 e nesta temporada será o companheiro de Cacá a bordo do BMW Z4 #0. Com mais conhecimento sobre o campeonato e mais familiaridade com o carro, ele quer levar a bandeira verde e amarela para o alto do pódio.

“A expectativa para esta segunda temporada é muito boa. Dar sequência a um trabalho com a mesma equipe e o mesmo carro é um fator muito importante no automobilismo. Já conhecemos um pouco as pistas, os pneus e o carro. Acredito que vamos colher bons frutos. Nosso objetivo é poder colocar nosso país no pódio com uma equipe totalmente brasileira”, destacou o piloto de Piedade (SP), que é um dos maiores vencedores do kartismo brasileiro.

No outro carro da equipe, dois ‘estreantes’. Nelsinho Piquet, com vasta experiência em competições internacionais, tendo passagens pela F-1 e pela F-3 Britânica, onde foi campeão. Também passou pela GP2, onde conquistou o vice-campeonato, o melhor resultado de um brasileiro na categoria. Nelsinho foi o primeiro piloto brasileiro a vencer na Nascar e a disputar parcialmente a temporada do Global Rallycross Championship em 2013. Ele está empolgado por defender as cores do Banco do Brasil com a equipe brasileira.

“Acho fantástico o trabalho do Antonio Hermann em construir uma equipe brasileira lá fora. Não é todo dia que você vê uma pessoa apaixonada pelo esporte fazendo isso. É gente assim que faz o automobilismo brasileiro crescer. O time fez um bom papel em seu primeiro ano e espero que melhore ainda mais neste ano. Estou muito feliz de fazer parte desta equipe brasileira e pioneira no Blancpain Sprint Series. Participar do esforço dos mecânicos e engenheiros do Brasil em disputar as principais categorias internacionais, sem dúvida, é uma motivação adicional para qualquer piloto”, enfatizou.

Em 2014, Nelsinho Piquet irá se dividir entre as disputas do Blancpain Sprint Series, o GRC (Red Bull Global RallyCross Championship) e algumas provas da Nascar. E devido à coincidência de calendários, de alguns eventos, Nelsinho não estará presente em duas etapas do mundial de turismo. Ele não participará da rodada dupla de Brands Hatch, no dia 18 de maio, correspondente à segunda etapa, e nem das corridas na Bratislava, na Eslováquia, no dia 24 de agosto, equivalente à quarta etapa. Em breve, o time anunciará o piloto que representará a equipe nestas etapas.

Já o gaúcho Matheus Stumpf tem um ‘caso’ antigo e bem sucedido com Washington Bezerra e Antonio Hermann. O piloto do Rio Grande do Sul fez parte da equipe nos anos de 2010 e 2011, quando Bezerra e Hermann comandavam a AH Competições na GT Brasil. No período, Stumpf foi bicampeão brasileiro de GT3. Em 2012, também esteve no time de Hermann e Bezerra, pelo Brasileiro de GT4. Retornar ao elenco, e ainda ter a chance de defender as cores do Brasil no mundial de turismo é motivo de alegria para o piloto de Caxias do Sul.

“A história que tenho com a equipe e com o Antonio Hermann é muito boa e temos tudo para repetir o sucesso dos anos anteriores. Corri por duas temporadas na GT Brasil com a equipe, onde fui bicampeão. E, isso me deixa bastante empolgado. Estou feliz de fazer parte deste elenco brasileiro. Não conheço o carro (BMW Z4) e nem meu companheiro (Nelsinho Piquet), então será tudo novo e uma fase de adaptação. Mas, espero pegar logo o jeito do carro, e ter um rápido entrosamento com o Nelsinho, que é um piloto bastante experiente e o sobrenome Piquet fala por si”, finalizou o gaúcho.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.