Berger quer restruturar as categorias de base da Formula 1

terça-feira, 14 de agosto de 2012 às 15:43
Gerhard Berger

Gerhard Berger

O presidente da Comissão de Monopostos da FIA, Gerhard Berger, disse que o modelo de automobilismo de monopostos está falho e precisa de racionalização urgente, com especial ênfase na Formula 3.

Berger acredita que o grande número de campeonatos atualmente existentes, dificulta a progressão das carreiras dos jovens pilotos.

Falando na revista da FIA, InMotion, Berger disse que o problema foi sintetizado pela F3, com campeonatos distintos e regulamentos que servem para confundir a capacidade de avaliar jovens talentos.

“O sistema não faz o que supostamente devia fazer, que é dar a pilotos talentosos um currículo que ele possa usar para progredir até a Formula 1”, explicou Berger.

“Há muitos campeonatos por aí e a atenção entre eles fica muito dividida. As pessoas estão reclamando que os melhores pilotos estão muito espalhados para que você possa olhar para a Fórmula 3 britânica, por exemplo, e dizer que determinado piloto vai chegar à Formula 1.”

“A coisa mais urgente é resolver a F3. Para mim esta sempre foi a categoria mais importante para os jovens pilotos. Este é o lugar onde você pode realmente ver pela primeira vez o quanto alguém é talentoso.”

“Hoje em dia há muitos campeonatos, mesmo dentro da Formula 3. A primeira coisa que fiz foi introduzir um novo Campeonato Europeu de Formula 3 da FIA, que não é popular com todo mundo porque há um monte de interesses, mas eu não me preocupo com isso. Precisamos começar com uma nova plataforma, que é o novo campeonato.”

“Ele está começando a ir bem. É importante agora construir campeonatos nacionais fortes com o mesmo regulamento. Esse é o projeto no momento e vai demorar um pouco.”

Berger disse que as questões da F3 também afetam toda a estrutura de monopostos e acrescentou: “É o mesmo problema que temos no próximo nível, com a Fórmula 2, GP2 e a Fórmula Renault 3.5.”

“É preciso criar uma fórmula melhor, então a questão é: o que isso significa? Em primeiro lugar, você precisa de regras inteligentes. Então você precisa trazer os custos para baixo.”

“Devemos ter cada categoria de Formula com um regulamento unificado. Se um país não tem um campeonato forte o suficiente, então ele poderia se juntar com outro, ou pode haver algum tipo de final entre os melhores de cada uma, mas o que nós temos que fazer é mudar tudo.”

Ele acrescentou que as categorias bem de base também necessitam de uma reavaliação.

“Estamos sentindo falta de algo entre os karts e a Formula 3 – pode chamá-la Formula 4, se você quiser”, disse Berger. “Estamos trabalhando para isso. Não deve ser muito complexa, mas deve ser um desafio, para que eles (os pilotos) possam aprender. Esse é o terceiro projeto.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.