Automóvel: Novo Ford Fusion 2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 23:02
Ford Fusion

BONITO, OUSADO, MUSCULOSO, COM MUITA POTÊNCIA E GIGABYTES

O Novo Ford Fusion 2010 é a evolução do automóvel de luxo. Elevado a novo patamar, é um carro que combina esportividade, sofisticação, potência, dirigibilidade, espaço, conforto, requinte e avançada tecnologia pelo melhor preço da categoria.

Seu design é bonito, ousado e musculoso. Ele é impulsionado pelos modernos motores Duratec 3.0 V6, de 243 cavalos, e 2.5 16V, de 173 cavalos. A tecnologia avançada está presente também nas transmissões automáticas de seis velocidades, de modo sequencial, na motorização V6, junto com tração integral AWD, na direção elétrica, no controle integrado de estabilidade e tração, nos freios ABS com EBD e no computador de bordo de última geração. Na versão V6, uma novíssima central multimídia Sync®, com 10 gigabytes de memória, é controlada por uma tela touch screen de 8 polegadas e por comando de voz.

A cabine luxuosa tem o conforto aprimorado pela excelente acústica e pelo visual high-tech, além de equipamentos como bancos com ajustes elétricos e ar-condicionado com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro.

“O Novo Ford Fusion foi concebido para ter o melhor custo-benefício do segmento, receita responsável pelo seu sucesso desde o lançamento. Agora, traz também alta tecnologia a preço acessível”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

Imponência com elegância

O Novo Ford Fusion é um carro imponente, de linhas elegantes e modernas. “Ele destaca-se pela ousadia e esportividade”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.

Na frente, predomina a ampla grade de três barras, característica do modelo, com desenho moderno e robusto. Projetores elípticos e lentes escurecidas dão uma aparência envolvente e de alta tecnologia aos faróis. Os faróis de neblina, posicionados ao lado da grade inferior trapezoidal, reforçam o visual musculoso.

A traseira ganhou novas lanternas, de efeito tipo colméia. A tampa do porta-malas também foi redesenhada e, junto com o pára-choque, reforça a elegância e esportividade. Na motorização V6, a dupla saída de escape acrescenta uma dose de agressividade.

Na lateral, destacam-se as grandes rodas de liga leve de 17 polegadas, que denotam robustez, com desenho esportivo e em linha com as mais modernas tendências de design.

A carroceria vem em sete opções de cores perolizadas: Preto Bristol, Prata Munique, Cinza Berlim, Vermelho Ibiza, Branco Sibéria, Verde Lion e Azul Florence.

Conforto Premium

O interior cria um ambiente high-tech que inspira conforto e sofisticação. O quadro de instrumentos com iluminação permanente, na nova cor “Ice Blue”, tem superfície tridimensional que produz o efeito de uma jóia e proporciona excelente visibilidade a qualquer hora do dia. O sistema de personalização Ambient Lighting permite escolher entre sete cores diferentes para iluminar pontos internos da cabine.

Os bancos anatômicos e envolventes são revestidos em couro de alta qualidade, com pespontos de costura clara, de aparência sofisticada. Os bancos da frente possuem ajuste elétrico em várias direções.

De extremo bom gosto, o painel segue uma arquitetura moderna tanto nos instrumentos como no computador de bordo e no console central, onde se destaca a central multimídia com tela touch screen, ou o sistema de som Premium da Sony, conforme a versão.

O painel do ar-condicionado, com controles independentes de temperatura para o motorista e o passageiro, acrescenta também um efeito especial de estilo.

Potência com eficiência

A consagrada família de motores Duratec representa o estado da arte em propulsores. Modernos, compactos, eficientes, dois importantes produtos dessa família equipam o Novo Ford Fusion: o V6 3.0 e o 2.5 16V, de quatro cilindros. Ambos são produzidos com bloco, cárter e cabeçote de alumínio e têm uma inovação importante: o duplo comando de válvulas variável (i-VCT), que otimiza a eficiência e o torque.

O Duratec 3.0 V6, de 243 cavalos, traz quatro válvulas por cilindro (DOHC), pistões posicionados em ângulo de 60 graus e coletor de admissão com dutos variáveis. O formato do cabeçote e do coletor de admissão otimiza o fluxo de ar e a potência. O torque de 30,8 kgfm (a 4.300 rpm) leva o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Mas sua tecnologia aprimora também a economia de combustível. O Novo Ford Fusion faz cerca de 7,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada (norma NBR-7024), um nível muito bom para o seu tamanho e potência.

O desempenho do conjunto motor-transmissão do V6 é acentuado pelo exclusivo sistema AWD de tração integral nas quatro rodas, que permite a melhor distribuição de torque e tração, com aderência uniforme em qualquer condição de piso.

A transmissão automática de seis marchas conta com modo sequencial no V6. Ela permite a troca de marchas de forma automática ou manual, com um simples toque na alavanca. De funcionamento suave, produz acelerações contínuas e fortes em todas as velocidades e ainda oferece a opção Grade Assist para reforçar o freio-motor nas descidas íngremes.

O Duratec 2.5 16V, de quatro cilindros, desenvolve a potência de 173 cv (a 6.000 rpm) e torque de 22,9 kgfm (a 4.000 rpm), levando o veículo de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Faz cerca de 9,2 km/l em trecho urbano e 14,4 km/l na estrada (norma NBR-7024). Seu acelerador eletrônico contribui para a disponibilidade de força em uma ampla curva de torque, junto com a nova transmissão automática de seis velocidades.

Dinâmica em evolução

A direção elétrica é outra novidade responsável pelo comportamento dinâmico do Novo Ford Fusion. Automaticamente, ela equilibra o esforço do volante de acordo com a velocidade, com uma curva de assistência que favorece a conectividade do motorista com o veículo. Além disso, exige menos energia do motor para funcionar e tem diâmetro de giro menor, de 11,4 metros, compatível com carros médios, que facilita as manobras em espaços limitados.

A suspensão dianteira independente atinge também o estado da arte. Seu formato é de duplo-triângulo (SLA), encontrado em veículos de alta potência. A suspensão traseira também é independente, tipo Multilink. O conjunto, com molas e amortecedores dimensionados para essa classe de veículo, possibilita o melhor compromisso de conforto e estabilidade.

“O trabalho de engenharia buscou isolar a carroceria e oferecer total segurança ao consumidor”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford América do Sul.

Geração tecnológica

O Novo Ford Fusion é um exemplo de carro moderno que reúne o melhor da tecnologia. Isso é evidenciado pelo sistema Sync® de mídia e entretenimento, exclusivo da Ford, desenvolvido em parceria com a Microsoft.

Inclui DVD, CD/MP3 player Sony com conexão para iPod, USB e celular Bluetooth, além de jukebox capaz de armazenar até 10 Gb de músicas e imagens. Ele permite comandar as funções do ar-condicionado, áudio e telefone por voz ou com toques na tela de 8 polegadas. Uma verdadeira central de diversão. O sistema Dolby® 5.1 Surround, com 390 Watts e 12 alto-falantes, surpreende pela qualidade.

A tecnologia avançada do Novo Ford Fusion está presente em todos os sistemas do veículo, seja no motor, na transmissão, nos freios, na direção e no conjunto de segurança. Ele oferece também tração integral inteligente AWD, sensor de estacionamento, monitoramento da pressão dos pneus e temporizador dos faróis, equipamentos que competidores mais caros do segmento não possuem.

Direção elétrica, sistema de freios ABS com EBD e controle eletrônico integrado de estabilidade e tração são outros itens de tecnologia do Novo Ford Fusion. E traz ainda computador de bordo de múltipla função, piloto automático com controles no volante, abertura das portas por teclas, espelho retrovisor eletrocrômico, bocal de abastecimento sem tampa com abertura automática e espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação.

O carro inova também na tecnologia do silêncio. Seu pára-brisa acústico contribui para a redução do ruído de vento e para o conforto interno.

Qualidade com reconhecimento

O Novo Ford Fusion 2010 se destaca ainda pela qualidade. Qualificações internacionais indicam seu alto índice de satisfação do cliente. Recentemente, foi reconhecido por entregar o melhor custo-benefício com a melhor qualidade pelo jornal Detroit News, dos Estados Unidos, que faz uma rigorosa pesquisa. Institutos americanos voltados para a qualidade, como o JD Power e o Consumer Reports, classificam o Fusion como um dos melhores na categoria.

Seu projeto envolveu um extenso programa de validação e certificação, que incluiu mais de 8 milhões de quilômetros de testes nos Estados Unidos, Brasil e México, para entregar um padrão de qualidade capaz de atender todos os mercados do mundo.

“No mercado brasileiro, o Novo Ford Fusion oferece três anos de garantia total e pacote de manutenção econômica, com a melhor cesta básica de peças, tanto no 3.0 V6 quanto no 2.5 16V. Além disso, conta com a Revisão Preço Fixo Ford, que garante transparência e baixo custo nas revisões”, informa Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford Brasil.

Cinco estrelas em segurança

O Novo Ford Fusion recebeu a classificação máxima das principais entidades americanas que avaliam a segurança dos veículos. É cinco estrelas nos testes de proteção aos ocupantes em colisões da NHTSA (National Highway Transportation Safety Agency) e conquistou o selo Top Safety Pick no ranking do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), órgão independente que suporta as seguradoras.

Seu conjunto de segurança inclui seis air bags (frontais, laterais e de cortina) e o Personal Safety System®, além de monitoramento da pressão dos pneus. Outra inovação é o sistema de alerta pós-acidente, que aciona automaticamente as luzes de emergência e a buzina em caso de colisão.

Antes disso, os avançados recursos de segurança do Novo Ford Fusion entram em ação para minimizar as chances de acidentes. Além de freio a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD, ele conta com o controle eletrônico integrado de estabilidade (ESC®) e tração (AdvanceTrac®), que distribui o torque adequadamente em cada roda para controlar a trajetória e ajudar a evitar saídas de dianteira e traseira do veículo.

Ford Fusion

DESIGN: BELEZA NO CENTRO DA DECISÃO DE COMPRA

Uma das principais razões de compra, o design é um capitulo à parte no desenvolvimento do Novo Fusion. A sua reedição levou em conta as pesquisas junto ao consumidor e as mais modernas tendências dos automóveis de luxo. O resultado é uma imagem sofisticada, esportiva e imponente no exterior e uma aparência de requinte e modernidade no interior do Novo Fusion.

“Realizamos sempre muitas pesquisas e estudamos as tendências nos vários mercados em que o modelo é vendido. Nosso centro de design no Brasil teve participação importante na criação do novo automóvel”, explica João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.

Utilizando as mais modernas ferramentas de criação virtual em 3D e construindo vários mock-ups em tamanho original do veículo, chegou-se a um resultado que agrada pela harmonia de todos os elementos do automóvel, além de permitir a melhor escolha de material para a proposta de mercado do Novo Fusion. “Nossa proposta de design é transmitir emoção. Beleza é fundamental na decisão de compra”, resume João Ramos.

Esportivo, sofisticado, ousado…

O Novo Fusion tem um visual esportivo. É também sofisticado. “Mas é também um design ousado”, afirma o chefe de Design da Ford. O visual dianteiro já demonstra essa afirmação. A grade ampla com três barras metálicas destaca-se na frente estilizada e moderna que cria um impacto visual. É a identidade do Fusion que continua presente no novo modelo.

Os faróis são outro ponto forte do design. Alia modernidade e funcionalidade na sua criação. A forma é estilizada, acompanhando o alinhamento da grade e os vincos do capô. As lentes são escurecidas no tom fumê. A iluminação é feita por projetores elípticos que realçam a modernidade e otimizam sua função principal de iluminar.

Possui também faróis de neblina, também com projetores elípticos, na mesma linha dos iluminadores principais. Eles estão instalados junto ao pára-choque, harmonizando com a grade inferior. Essa grade também é elemento importantíssimo. Com desenho trapezoidal, forma um conjunto musculoso e que remete ao novo estilo presente nos atuais veículos da marca, como se apresentasse: “Sou um Ford”.

O desenho da tampa do porta-malas e do pára-choque é envolvente e robusto. O requinte é dado por elementos como uma régua metálica de delineamento, a luz elevada de freio e as lanternas traseiras.

Com lentes vermelhas e desenho em forma de colméia, as lanternas têm excelente efeito visual. Sem contornos, elas têm um formato arrojado e acrescenta um toque de sofisticação. No 2.5, há uma saída de escape, enquanto que no V6 as saídas são duplas, uma em cada lado da traseira, que reforçam a agressividade do modelo.

As rodas de 17 polegadas com pneus P225/50 R17 realçam o porte musculoso, formando um conjunto harmônico com as linhas de caráter de “cintura” alta. “As rodas contribuem para o visual esportivo e uma atenção especial foi dedicada ao seu desenho. Esse tamanho de roda e o design com linhas abertas e modernas deixam o carro mais encorpado e mais atlético”, explica o designer.

As cores do veículo também mereceram destaque especial. A aplicação de um novo padrão perolizado, com grãos mais visíveis que brilham na luz do dia, possibilitou um conjunto de cores agradável e moderno, mesmo no tradicional preto. As sete opções: preto Bristol, prata Munique, cinza Berlim, vermelho Ibiza, branco Sibéria, verde Lion e azul Florence.

Refinado, prático, high tech…

O ambiente interno foi concebido para oferecer requinte com um toque de esportividade. Tem um padrão de luxo moderno, realçado por equipamentos de alta tecnologia que dão uma aparência “high tech” a vários elementos.

Itens como instrumentos de bordo com superfície tridimensional, iluminação permanente em tom azulado (chamada “Ice-Blue”), sistema de som Premium da Sony e central multimídia criam um efeito forma-função de primeira linha. A estética luxuosa é reforçada pelos materiais nobres de revestimento e molduras em tons metálicos.

O quadro de instrumentos proporciona excelente visibilidade em qualquer hora do dia. Os equipamentos são trabalhados com o apuro de uma jóia, num conceito de relógio de alta qualidade.

A ambientação moderna também está presente na iluminação interna. Chamada Ambient Lighting, tem função de comando que permite o modo desligado ou iluminado com sete opções de tonalidades de cores. Esse item de personalização cria uma sensação envolvente, com distribuição uniforme de luz na parte dianteira e traseira do compartimento interno.

O conforto é ampliado pelos bancos anatômicos e envolventes que favorecem a ergonomia. Eles também são concebidos para oferecer um visual luxuoso. Com forração em couro preto, têm em seus contornos costura saliente de cor clara contrastante, criando uma aparência de requinte.

O design do Novo Fusion favorece o aproveitamento do espaço interno para os ocupantes e a bagagem. Na frente, ele dispõe de 1.074 mm de espaço para as pernas, 983 mm para a cabeça e 1.458 mm para os ombros. Para quem viaja atrás, oferece 953 mm para as pernas, 960 mm para a cabeça e 1.435 mm para os ombros.

A cabine acomoda confortavelmente cinco passageiros. O porta-malas, de 530 litros, é um dos maiores da categoria, com espaço totalmente aproveitável e fácil acesso. O piso plano e os braços pantográficos (sem alça inferior) da tampa não disputam espaço com a carga. O banco traseiro, bipartido na proporção 60/40, pode ser rebatido para acomodar objetos maiores.

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ENGENHARIA: ALTA EFICIÊNCIA EM MOTORES V6 3.0 E 2.5 16V

O Novo Ford Fusion tem excelente acerto do conjunto motriz e do chassi. O modelo 2010 chega ao mercado com duas opções de motores, com alto compromisso entre desempenho e eficiência no consumo de combustível. A versão V6 é um 3.0 que desenvolve a potência de 243 cavalos. O 2.5 16V é um quatro cilindros em linha com 173 cavalos. Os dois modelos formam a mais completa linha de carros de luxo no mercado brasileiro.

O trabalho de engenharia do Novo Fusion visou oferecer um carro de dirigibilidade refinada e surpreendente, que privilegia o conforto com uma dose extra de esportividade, seja qual for o motor. Ambos são da família Duratec, reconhecidos como propulsores modernos, potentes e econômicos. Têm bloco, cabeçote e cárter em alumínio.

Possuem comando de válvulas variável (i-VCT) e operam em conjunto com novas transmissões automáticas de seis velocidades. No modelo V6, a transmissão é sequencial e permite a seleção manual para uma condução mais esportiva. Este modelo é equipado com a tração integral inteligente AWD.

Ambas as versões trazem também direção elétrica, que aumenta a conectividade do motorista com o veículo e sistema de suspensão independente. O objetivo foi ter um carro estável e seguro nas diferentes formas e condições de uso.

V6 3.0, tração integral, câmbio sequencial…

Estado da arte da tecnologia, o Duratec 3.0 tem seis cilindros e é montado numa configuração em V, com 60 graus de angulação. Ele favorece o espaço e proporciona vibrações naturalmente balanceadas, com quatro válvulas por cilindro.

O seu comando de válvulas é um a inovação. É variável, tipo i-VCT, que atua diretamente para maximizar o torque. O coletor de admissão tem dutos variáveis, que garantem rápida resposta de torque e alta eficiência volumétrica para desempenho e economia em qualquer rotação.

“É um conjunto leve e moderno, com bobinas individuais para cada cilindro para uma combustão precisa e homogênea”, explica Klaus Mello, gerente de Engenharia Veicular da Ford.

“O conceito de válvula variável do novo motor, com acionamento por came, é uma inovação importante. Ele substitui o sistema tradicional, geralmente feito com bomba de óleo, e proporciona uma variação de fase mais simples e eficiente. Sua atuação é três vezes mais rápida e evita os retardos comuns nos sistemas com bomba de óleo”, complementa o engenheiro.

O coletor variável, com dutos longos e curtos, aumenta a potência e também a economia de combustível. O desenho do cabeçote e do coletor de admissão otimiza o fluxo de ar e a potência.

Ele desenvolve 243 cv (a 6.550 rpm), torque de 30,8 kgfm (a 4.300 rpm) e leva o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Sua tecnologia também aprimora a economia de combustível. Com ele, o Novo Ford Fusion faz 7,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, um nível muito bom de economia em vista do seu tamanho e potência.

A tração nas quatro rodas AWD (All-Wheel Drive) do Novo Fusion V6 é exclusiva na categoria. O sistema opera sob demanda, com controle eletrônico de distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Permite melhor tração e aderência mais uniforme e proporciona maior transferência de tração para o solo (aceleração), facilitando também o equilíbrio dinâmico e o controle direcional do veículo em curvas.

“O sistema AWD é recomendável para carros com potência acima de 200 cavalos. Inteligente, transfere torque para as rodas traseiras em condições de baixo atrito ou se há diferença de rotação, aumentando a estabilidade dinâmica entre os eixos. É um diferencial em carros de alta performance, em que a tração nas rodas traseiras libera as rodas dianteiras para o esterçamento, com maior eficiência. Em baixas velocidades o sistema é desativado automaticamente para economizar combustível e aumentar sua vida útil”, explica Mello.

A transmissão automática sequencial de seis velocidades, exclusiva para o V6, tem um escalonamento para garantir desempenho com economia. Além do modo automático, permite a seleção manual das marchas para trocas rápidas e precisas, com aceleração contínua e forte. Possui um sistema Grade Assist, que aumenta a dirigibilidade em terrenos montanhosos fornecendo mais freio-motor no modo automático.

“A opção automática permite uma condução de conforto e as seis marchas contribuem para a economia de combustível. Por sua vez, a seleção manual permite um desempenho esportivo”, diz Klaus Mello.

2.5 I4 16V, transmissão de seis marchas automática…

O 2.5 de quatro cilindros do Novo Fusion 2010 pertence a nova geração dos motores Duratec. Desenvolve a potência de 173 cv (a 6.000 rpm) e tem torque de 22,9 kgfm (a 4.000 rpm). Funciona também com comando de válvulas variável (i-VCT) com atuação por torque, coletor de admissão com dutos variáveis e tem acelerador eletrônico, que entrega força em uma ampla curva de torque.

Com bloco e cabeçote produzidos em alumínio, forma um conjunto leve e moderno, com rápida resposta de torque e alta eficiência volumétrica para performance e economia em qualquer rotação. As bobinas individuais para cada cilindro proporcionam uma combustão precisa e homogênea.

“Em relação à versão anterior de quatro cilindros, o 2.5 16V está mais forte tanto em termos de potência como de torque. Apesar disso, teve uma grande melhoria também no consumo de combustível. Em ambos, o ganho é de 10%”, explica o engenheiro da Ford.

A transmissão automática de seis velocidades contribui muito para esse desempenho. O Novo Fusion 2.5 16V acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem um consumo de 9,2 km/l na cidade e de 14,4 km/l na estrada (norma NBR-7024).

Direção elétrica, suspensão independente, controle de tração…

O Novo Fusion é equipado com direção puramente elétrica. O volante oferece baixíssimo esforço ao esterçar em manobra e firmeza em velocidade, reforçando o prazer de dirigir.

“O acionamento elétrico permite a programação do esforço de acordo com a velocidade, com uma curva de assistência que favorece a conectividade do motorista com o veículo. Além disso, requer menos energia do motor para funcionar”.

Outra vantagem do novo sistema de direção é o diâmetro de giro de 11,40 metros, medida compatível com veículos do segmento de médios, o que facilita as manobras de estacionamento e em espaços restritos.

A suspensão dianteira independente tem duplo-triângulo (SLA) e a suspensão traseira independente é do tipo Multilink. O sistema proporciona excelente compromisso de conforto e estabilidade e ajuste perfeito às ondulações do solo.

Com geometria e calibração de molas aprimoradas, forma excelente conjunto com as barras de estabilização e amortecedores refinados. Ponto forte é o comportamento dinâmico e a conexão do motorista com o carro

“Todo o sistema isola a carroceria contra impactos para aumentar a precisão e o conforto. Por isso, o Fusion é um carro de luxo referência no mercado”, explica Mello.

Os freios são a disco nas quatro rodas e contam com sistema antitravamento ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). É projetado para uma resposta rápida e precisa.

A segurança do Novo Fusion é ampliada ainda com controle eletrônico integrado de estabilidade (ESC®). Ele permite corrigir de forma ativa variações direcionais do carro, entrando em ação quando se desvia bruscamente de direção. Atua sobre a tração e os freios para permitir que o motorista mantenha o domínio do veículo.

Por sua vez, o controle ativo de tração (AdvanceTrac) distribui o torque individualmente nas rodas para otimizar a capacidade de aceleração em qualquer piso. Ele transfere o torque para a roda que pode tracionar, evitando o efeito patinação.

Rodas aro 17, pneus P225/50 e dimensões…

As rodas do Novo Fusion são aro 17 e os pneus P225/50 R17, com grande área de contato da banda de rodagem com o solo, aumentam a capacidade de tração, frenagem e aceleração lateral. São produzidos com material de baixa resistência ao rolamento, que contribui para a economia de combustível.

“O composto utilizado nos pneus do Novo Fusion reduz o atrito e favorece a economia de combustível. Ao mesmo tempo, é uma característica que não prejudica a sua capacidade de tração e aderência, garantida pelo desenho da banda de rodagem”, ressalta o engenheiro da Ford.

O comprimento do veículo é de 4.841 mm e a altura é de 1.445 mm. A largura é de 1.835 mm e a distância entre-eixos é de 2.728 mm. O peso do modelo 2.5 é de 1.520 kg e o V6 tem 1.650 kg. O tanque de combustível mantém a capacidade para 66 litros, no 2.5, e 62 litros no V6.

Ford Fusion

TECNOLOGIA: PRESENTE NOS EQUIPAMENTOS MECÂNICOS E DE ENTRETENIMENTO

O Novo Fusion tem tecnologia avançada. Visível ou incorporada em sistemas, ela está voltada ao desempenho, dirigibilidade, segurança e conforto. A concepção mecânica e a eletrônica embarcada incorporam avanços tecnológicos.

Na mecânica, a transmissão automática sequencial de seis velocidades é um dos destaques. Oferecida na motorização V6, é o estado da arte em transmissão. Seus recursos propiciam funcionamento suave e aceleração forte em todas as velocidades, além de potencializar a economia do motor. Tem ainda um recurso (Grade Assist) utilizado em declives acentuados, atuando na operação do freio-motor no modo automático.

Os motores Duratec 3.0 V6 e 2.5 16V também são símbolos tecnológicos tanto no aspecto construtivo como no de técnicas utilizadas. Uma das principais é o duplo comando de válvulas variável i-VCT, com atuação por torque e acionamento por came, três vezes mais rápido que o sistema tradicional com bomba de óleo.

O sistema inteligente de tração integral AWD é outro item de tecnologia do Novo Fusion V6 na categoria. Seu controle eletrônico distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro para oferecer a melhor tração e aderência em qualquer condição de piso, facilitando também o equilíbrio dinâmico e o controle direcional em curvas.

O sistema antitravamento ABS tem distribuição eletrônica de frenagem (EBD) que garante atuação mais precisa. Na área de segurança ativa, outros dois equipamentos utilizam tecnologia de ponta: o controle eletrônico integrado de estabilidade (ESC) e o controle ativo de tração (AdvanceTrac).

O controle eletrônico de estabilidade permite corrigir variações direcionais do carro, atuando sobre a tração e os freios para que o motorista mantenha o seu domínio em situações de risco. O controle ativo de tração distribui o torque individualmente nas rodas para otimizar a capacidade de aceleração em qualquer piso.

A direção puramente elétrica do Novo Fusion, aplicada pela primeira vez em um veículo da Ford, foi desenvolvida especialmente para o modelo. Tem como principais vantagens o fato de permitir uma programação precisa do esforço no volante de acordo com a velocidade, menor consumo de energia e diâmetro de giro menor, que facilita as manobras.

Os pneus P225/50 R17 também trazem uma nova tecnologia. São produzidos com material de baixa resistência ao rolamento, que contribui para a economia de combustível. Possuem grande área de contato da banda de rodagem com o solo para aumentar a capacidade de tração, frenagem e aceleração lateral.

Central Multimídia, 10 Gigabytes, som Premium…

Outra exclusividade do carro é o sistema Sync® de comunicação e entretenimento, desenvolvido em parceria com a Microsoft. Ele contém DVD, CD/MP3 player Sony com conexão para iPod, USB e conexão Bluetooth para celular, além de jukebox com capacidade para 10 Gigabytes de músicas e imagens. Ele permite comandar por voz ou diretamente na tela de oito polegadas (touch screen) o sistema de som, ar-condicionado e celular.

O sistema de som representa um avanço em autorrádio. Produzido pela Sony, incorpora o conceito “home theater” da categoria Premium. Seu sistema é Dolby® 5.1 Surround e tem 390 W. Opera com 12 alto-falantes de última geração, a qualidade sonora surpreendente.

Computador de bordo com diversas funções, piloto automático com controles no volante, abertura das portas por teclas, espelho retrovisor eletrocrômico, bocal de abastecimento sem tampa com abertura automática e espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação são outros equipamentos que destacam o refinamento técnico do Novo Fusion.

Na área do conforto, o ar-condicionado de dupla zona permite regular a temperatura em níveis diferentes para o motorista e o passageiro. Há ainda sensores de ré e de pressão do pneu, temporizador de faróis, ajustes elétricos dos bancos, entre outros.

Efeito tecnológico também está presente na iluminação externa e interna. Os faróis são elípticos e representam o que existe de mais moderno nesta área. O painel de instrumentos tem iluminação permanente, na cor azul Ice Blue. Há ainda um sistema de iluminação ambiente em sete diferentes cores.

Seis air bags, sistema de segurança pessoal…

A sofisticação tecnológica do Novo Ford Fusion é evidente nos recursos avançados de segurança. Identificado pela Ford como Personal Safety System® ou Sistema de Segurança Pessoal da Ford, esse conjunto tecnológico gerencia o funcionamento dos seis air bags, de duplo estágio, e dos pré-tensionadores dos cintos de segurança.

Seu módulo de controle opera em conjunto com sensores de posição e presença nos bancos dianteiros e sensores de impacto e severidade frontais e laterais.

Possui ainda um sistema de fixação para assento infantil (LATCH®), com ancoragens para duas cadeiras. E é o único dotado de sistema de alerta pós-acidente, que aciona automaticamente as buzinas e luzes de emergência em caso de acidente.

QUALIDADE: SUPERIORIDADE REFLETIDA NA SATISFAÇÃO TOTAL DO CLIENTE

O Novo Fusion é um carro de luxo que apresenta alta qualidade. É também um automóvel com custo econômico de manutenção. Esse é o compromisso da Ford na concepção do automóvel. A satisfação do cliente tem que estar na utilização do carro e no pós-venda.

O automóvel da Ford tem a melhor classificação do rigoroso instituo JD Power, entidade independente que avalia os indicadores de qualidade no setor automotivo. Tem também a melhor nota no Auto Media, outra entidade congênere voltada para testes de qualidade. Ainda recebeu a avaliação máxima da revista Consumer Reports que pesquisa a satisfação do cliente no exigente mercado norte-americano.

O projeto do Novo Fusion teve um extenso programa de desenvolvimento do produto. A sua validação e certificação foram realizadas após oito milhões de quilômetros de testes nos principais mercados onde é vendido: Estados Unidos, México e Brasil. Para garantir padrão de durabilidade no mercado brasileiro, uma equipe de engenheiros da Ford Brasil participou ativamente desse processo com contribuição nos itens de design, materiais empregados, dirigibilidade e custos de manutenção.

Três anos de garantia, preço fixo na revisão e peças…

Oferecendo três anos de garantia total, o Novo Fusion tem manutenção econômica. A disponibilidade de peças é garantida e o preço não sofre influência de importação. A prova é que conta com um programa de Revisão Preço Fixo Ford, que garante total transparência. Ele prevê os itens a serem revistos e quanto vai custar cada um deles durante todo o período de garantia.

“O preço das revisões e peças do Novo Fusion é muito competitivo e pode ser parcelado em três vezes sem juros. Com a Revisão Preço Fixo Ford, o cliente sabe quanto vai pagar nos três anos de garantia”, explica Antonio Taranto, diretor de Operações de Serviço ao Cliente da Ford.

Os valores são: primeira revisão por três parcelas de R$69,90 (R$209,70); segunda revisão, três parcelas de R$79,90 (R$239,70); e terceira revisão, três parcelas de R$89,90 (R$269,70).

Além dessas vantagens, o Novo Ford Fusion possui a melhor cesta básica de peças, tanto no 3.0 V6 quanto no 2.5 16V, quando comparado aos seus principais concorrentes.

Ford Fusion

CONFORTO: NA MEDIDA CERTA, UNE FORMA E FUNÇÃO NA APARÊNCIA E CONVENIÊNCIA

O Novo Ford Fusion 2010 traz muito conforto. Itens como vidros verdes, pára-brisa degradê, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, além da aparência, garantem uma agradável conveniência.

Na cabine, a conveniência é destacada por equipamentos como ar- condicionado automático digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro. Permite um ambiente agradável com a possibilidade de escolha da temperatura ideal para os ocupantes do banco dianteiro.

Forma e função também estão no computador de bordo. Ele torna a condução do veículo mais interativa, que se traduz em conforto para o condutor. A um simples olhar e com facilidade de operação, fornece diversas informações de diagnóstico do veículo, como freios, pneus, consumo, autonomia e permite personalização.

Outro item de conforto para o motorista é o controle de cruzeiro, ou piloto automático. Ergonômico, dispõe de controles no volante.

Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade é outro item de conforto para o motorista, que conta também com avisos sonoros de chave na ignição e faróis acesos. Há um descansa pé do lado esquerdo do condutor.

Completam a lista de equipamentos de conforto e conveniência: trava elétrica das portas com acionamento automático e controle remoto; vidros elétricos com um toque para cima e para baixo no lado do motorista; abertura interna do porta-malas; e teclas de abertura da porta dianteira sem o uso de chaves.

Revestidos em couro de primeira linha e toque suave, os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico em oito direções para o motorista, incluindo ajuste lombar, e em seis direções para o passageiro. Permitem encontrar a forma mais confortável de utilização.

Os encostos dianteiros de cabeça são ajustáveis. Na traseira, há três encostos para o conforto dos ocupantes. O banco traseiro do passageiro pode ser dobrado para facilitar o transporte de objetos grandes.

Iluminação total, “home theater”, multimídia…

O sistema de iluminação é total. Inclui luzes de cortesia com temporizador, luzes de leitura, espelhos com iluminação nos dois pára-sóis, porta-malas iluminado, além de um exclusivo sistema de personalização do ambiente. Com sete opções de cores, as luzes estão instaladas em pontos estratégicos do veículo, o que proporciona agradável sensação de conforto.

Item diferenciado de conveniência é o sistema de sonorização. O som Premium da Sony é composto de CD/ MP3 player com capacidade para seis CDs e entrada auxiliar, 12 alto-falantes e dois amplificadores com potência total de 390 W.

O sistema Dolby® DEAP 5.1 Surround, com caixas centrais, proporciona a mesma qualidade de um home theater Dolby® Pro Logic II em um ambiente móvel. Ele conta ainda com compensação automática de volume de acordo com a velocidade do carro.

Capítulo à parte de conforto e conveniência é o sistema Sync®. Funcionando como uma verdadeira central de diversão, esse equipamento de mídia, cujo software foi desenvolvido pela Microsoft, inclui diversos recursos: DVD, CD/MP3 player Sony com conexão para iPod, USB e celular Bluetooth.

Tem um jukebox capaz de armazenar até 10 Gigabytes de músicas e imagens. Possibilita também que as funções do ar-condicionado, áudio e celular Bluetooth sejam comandadas por voz ou com toques na tela de oito polegadas.

Silêncio interno, sensores de alerta, porta-objetos…

Nada mais confortável que o silêncio no interior do Novo Fusion. Em parte, ele é obtido por um sistema inédito de pára-brisa. Laminado para garantir a segurança, ele é dotado de uma película protetora que também impede a passagem para a cabine do som provocado pelo ruído de vento.

Contribuem para o silêncio a aplicação de espuma expansível nos pára-lamas e colunas. A entrada de ar do motor é sintonizada por ressonadores. Há refinamentos nos suportes dos amortecedores, com um cuidado extremo quanto à qualidade acústica, visando a um baixíssimo nível de ruído e alto índice de articulação para a conversa dos ocupantes.

Possui ainda vários equipamentos e sensores concebidos para aumentar o conforto. Há um sensor de estacionamento traseiro com alerta sonoro para facilitar as manobras; acendimento automático dos faróis em locais com pouca iluminação; espelho retrovisor interno eletrocrômico contra ofuscamento; retrovisores externos com comando elétrico e aquecimento anti-embaçamento; luz de abertura das portas à noite; limpadores do pára-brisa com controle de tempo e velocidade variável; e desembaçador do vidro traseiro de alta precisão.

O bocal de abastecimento tem abertura automática. Não necessita de chave para abertura, pois o bocal do tanque se abre automaticamente com a pressão do bico da bomba. Um funil plástico é fornecido junto com o veículo, no porta-malas, para a abertura do bocal caso seja necessário abastecer fora do posto.

Proporcionam conveniência também uma série de porta-objetos, para uma variada gama de pertences, tais como documentos, mapas, óculos, controles de garagem, CDs e outros equipamentos.

O console dianteiro central dispõe de descansa-braço com porta-objetos e porta-copos. No interior do console, há entradas USB para equipamentos externos de som, como iPod e outros.

O banco traseiro também é equipado com um descansa-braço rebatível, com porta-copos. O console de teto traz porta-óculos. Têm bolsa porta-revistas no encosto.

O único opcional do Novo Fusion é o teto solar. Automático com controle fácil, permite a abertura total em ângulo para entrada de ar. Seu funcionamento é prático e rápido, abre e fecha em poucos segundos.

Veículos 2.5 e V6 completos, diversos itens de série…

A lista completa de equipamentos de série dos modelos 2.5 e V6 3.0 é formada por: 1) Transmissão automática de seis velocidades; 2) Ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro; 3)Direção elétrica; 4) CD Player MP3 Premium Sony para 6 CDs com entrada auxiliar e 12 alto-falantes (exclusivo para o 2.5); 5) Vidros elétricos com um toque para cima e para baixo no lado do motorista; 6) Trava elétrica das portas com controle remoto; 7) Travamento e destravamento automático das portas; 8) Espelhos retrovisores externos, elétricos, térmicos, com luz de aproximação; 9) Faróis de neblina dianteiros; 10) Bancos em couro; 11) Computador de bordo com diagnóstico; 13) Piloto automático; 14) Controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac® com ESC®); 15) Seis air bags (frontais, laterais e de cortina); 16) Freio ABS com EBD nas quatro rodas; 17) Sensor de estacionamento traseiro; 18) Sensor de monitoramento da pressão dos pneus; 19) Alarme antifurto; 20) Abertura das portas com acionamento por teclas; 21) Abertura interna do porta-malas; 22) Acendimento automático dos faróis; 23) Ajuste de altura e profundidade da coluna de direção; 24) Ajuste elétrico do banco do motorista em oito direções; 25) Ajuste elétrico do banco do passageiro em seis direções; 26) Ajuste lombar manual do banco do motorista; 27) Aviso sonoro de chave na ignição; 28) Aviso sonoro dos faróis acesos; 29) Banco dianteiro do passageiro com encosto dobrável; 30) Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível; 31) Bolsa porta-revistas atrás do banco do motorista e do passageiro; 32) Bússola integrada ao sistema de áudio; 33) Console central com descansa-braço, porta-copos e porta-objetos; 34) Console de teto com porta-óculos e luzes de leitura integradas; 35) Contagiros (tacômetro); 36) Controle de intensidade da luz do painel; 37) Controles do rádio e piloto automático no volante; 38) Descansa-braço central no banco traseiro com porta-copos; 39) Descansa-pé do lado do motorista; 40) Desembaçador do vidro traseiro; 41) Encostos de cabeça ajustáveis nos bancos dianteiros; 42) Encostos de cabeça ajustáveis nos bancos traseiros; 43) Espelho retrovisor interno eletrocrômico; 44) Espelhos de cortesia com iluminação para o motorista e o passageiro; 45) Iluminação do porta-malas; 46) Jogo de tapetes de carpete; 47) Limpador do pára-brisa com temporizador e velocidade variável; 48) Sistema de personalização da luz ambiente do veículo com sete opções de cores; 49) Luz de cortesia traseira com luzes de leitura integradas; 50) Pára-brisa degradê; 51) Temporizador da luz de cortesia; 52) Ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros; 53) Aviso de utilização do cinto de segurança (motorista); 54) Barras internas de proteção lateral; 55) Cintos de segurança dianteiros de três pontos com pré-tensionadores; 56) Cintos de segurança traseiros de três pontos; 57) Ganchos de ancoragem sistema LATCH e fita para segurança de cadeiras de crianças; 58) Luz elevada de freio; 59) Sistema Ford Antifurto PATS; 60) Recursos Personal Safety System®; 61) Sistema de alerta pós-acidente (destravamento das portas e acionamento da buzina em caso de acidentes); 62) Temporizador dos faróis após fechamento das portas; 63) Trava de segurança para crianças; 64) Teto solar elétrico (opcional).

Itens exclusivos, câmbio sequencial, AWD, Sync®

O Novo Ford Fusion 3.0 V6 SEL vem equipado com todos os itens oferecidos no modelo 2.5 e mais: 65) Transmissão automática sequencial de seis velocidades; 66) Tração integral AWD; 67) Escapamento duplo com ponteiras cromadas; 68) Sistema Sync® de mídia e entretenimento com DVD, CD/MP3 player Sony com conexão para iPod, USB e celular Bluetooth, jukebox com 10 Gb de memória e comando de voz e touch screen das funções do ar-condicionado, áudio e celular Bluetooth.

SEGURANÇA: MÁXIMA PROTEÇÃO PARA ADULTOS E CRIANÇAS

O Novo Fusion conta com um impressionante pacote de segurança veicular. Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva deram ao novo automóvel a classificação máxima pela NHTSA (National Highway Transportation Safety Agency) e IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), o primeiro órgão do governo americano responsável pelos testes de proteção nos veículos e o segundo entidade independente das seguradoras.

O novo modelo conquistou cinco estrelas nos testes de proteção aos ocupantes em colisões da NHTSA e o selo Top Safety Pick no ranking do IIHS. São as duas pontuações máximas na classificação de veículos mais seguros comercializados no mercado norte-americano.

O Novo Ford Fusion adota também o sistema de fixação LATCH para assento infantil com ancoragens para duas cadeiras. Esse é o mais rigoroso sistema aprovado pela legislação americana para permitir o transporte de crianças com segurança nos bancos traseiros.

Célula de sobrevivência, controles ativos e passivos…

O alto nível de segurança começa no projeto da carroceria com elevada rigidez estrutural e célula de sobrevivência reforçada. Equipamentos de última geração estão presentes no Novo Fusion para dar proteção ativa sempre que necessário, em situações críticas, para ajudar o motorista a evitar acidentes.

Os freios são a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento ABS e têm distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O automóvel possui um controle ativo de tração (AdvanceTrac®) integrado com o controle eletrônico integrado de estabilidade (ESC®). Permite ao motorista manter o domínio do veículo em manobras bruscas ou pisos com aderência reduzida e corrige a estabilidade nas variações direcionais do carro.

A tração integral inteligente AWD, disponível na motorização V6, é outro item de segurança, pois aumenta a capacidade em veículos com potência acima de 200 cavalos. O pacote mecânico de segurança é favorecido também pela direção elétrica com assistência variável em função da velocidade. A suspensão independente nas quatro rodas igualmente favorece a estabilidade.

Os novos pneus P225/50 R17, com grande área de contato da banda de rodagem com o solo, contribuem para aumentar a capacidade de tração, frenagem e aceleração lateral. Eles funcionam também com um sistema de monitoramento e alerta de pressão dos pneus.

Entre os controles passivos de prevenção a acidentes, há os espelhos retrovisores externos aquecidos e o travamento automático das portas por velocidade, assim como os controles no volante e os comandos por voz. Possui faróis de neblina dianteiros, temporizador dos faróis após fechamento das portas, e sensor de estacionamento traseiro.

Seis air bags, sistema de proteção e antifurto…

O conjunto de equipamentos de segurança para proteger a integridade dos ocupantes é composto ainda por seis air bags de duplo estágio, frontais, laterais e de cortina, e cintos de segurança com pré-tensionadores. Gerenciados pelo Personal Safety System® da Ford, o sistema de proteção pessoal funciona com um módulo de controle conectado a sensores de posição e presença nos bancos dianteiros e sensores de impacto e severidade frontais e laterais.

Com base nessas informações, ele comanda a intensidade e velocidade de disparo dos air bags e o acionamento dos pré-tensionadores dos cintos de segurança, em milésimos de segundo, para oferecer a melhor estratégia de proteção. O alerta de utilização do cinto de segurança é acionado por um sensor sempre que o equipamento não for corretamente fixado. Também há um sistema de alerta pós-acidente, que aciona automaticamente a buzina, as luzes e destrava as portas em caso de colisão.

O veículo conta ainda com barreiras eficientes de proteção contra roubo: alarme antifurto e sistema PATS, que só permite a partida do motor com a chave codificada. Um mecanismo no porta-malas permite que a sua tampa seja aberta por dentro, impedindo o aprisionamento.

Ford Fusion

MERCADO: LIDERANÇA DEMONSTRA O MELHOR CUSTO-BENÍFICIO

O Fusion foi lançado em 2006 no Brasil e inovou o segmento de sedãs de luxo. A receita do sucesso foi a proposta de oferecer um produto de alto nível com excelente custo-benefício num segmento de carros grandes, onde só havia veículos de alto preço. O novo modelo 2010 amplia as vantagens ao consumidor com o melhor preço da categoria.

O modelo da Ford foi o grande responsável pelo expressivo crescimento de vendas dos sedãs de luxo. Na faixa de preço de veículos que custam entre R$85 mil a R$100 mil, as vendas quadruplicaram de tamanho nos últimos quatro anos. Em 2008, atingiram o volume de 47.300 unidades.

Líder de vendas da categoria desde o lançamento, em junho de 2006, o Ford Fusion vendeu cerca de 30 mil unidades. No ano passado, liderou o segmento com uma participação de 24,3%.

“O Novo Fusion criou uma nova categoria: a de luxo acessível. Inovou o segmento com uma combinação de design arrojado, elegância e excelente custo-benefício”, diz Antonio Baltar, gerente de Marketing e Vendas da Ford. “A proposta do Fusion 2010 é elevar o produto a um novo patamar de imagem e volume de vendas. Ele vai reforçar essa liderança trazendo uma grande novidade no segmento de sedãs V6. Vamos oferecer a melhor tecnologia com preço competitivo”.

A aceitação do Ford Fusion pelos consumidores foi confirmada pelos especialistas. É um dos produtos que recebeu o maior número de prêmios da mídia especializada. Antes mesmo do lançamento público no Brasil, o Novo Fusion já foi classificado pela pesquisa “O que Comprar” da Revista AutoEsporte.

Nos Estados Unidos, o Ford Fusion também coleciona reconhecimentos. O modelo 2010 conquistou o prêmio “Carro de Maior Valor 2009” do jornal Detroit News. Lá, o Novo Fusion foi lançado em abril último.

“O Novo Fusion 2010 é um lançamento simultâneo para os mercados norte-americano, canadense, mexicano e brasileiro. É o mesmo modelo vendido em importantes mercados e que traz um veículo de alto prestígio para o nosso mercado”, conclui Antonio Baltar.

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