Augusto Farfus disputa penúltima etapa do DTM 2017, no Red Bull Ring

Augusto Farfus

Augusto Farfus

O DTM chega neste fim de semana à Áustria para a penúltima etapa do campeonato 2017, no belíssimo cenário do Red Bull Ring, em Spielberg, com uma importante mudança no regulamento. Após uma decisão conjunta entre organização, montadoras e pilotos, a categoria aboliu de forma imediata o sistema de lastro de peso por performance, o que deve influenciar diretamente nas disputas. Único brasileiro no grid, Farfus comentou a novidade, mas se mostrou confiante para as provas em uma de suas pistas preferidas – onde o piloto já subiu ao pódio em 2014 e ficou em 4º lugar no ano passado.

Nos últimos anos, os pilotos tinham pesos acrescidos ou retirados de seus carros conforme o desempenho das montadoras, ora referente ao resultado da etapa prévia, e depois, com base na tomada de tempos. Com muitas opiniões contraditórias pelas partes envolvidas, o sistema também não agradava aos fãs, por seu difícil entendimento. A mudança faz parte de um movimento de renovação para o qual o DTM se encaminha, especialmente após o anúncio da saída da Mercedes do campeonato ao fim da temporada 2018.

Para a etapa da Áustria – a última do ano fora da Alemanha -, a expectativa de Farfus é muito positiva. Desde que ingressou na categoria em 2012, o curitibano pontuou em todos os anos que correu no circuito de 4.326 metros de extensão, cujo traçado de média-alta velocidade é cheio de subidas e descidas, e fortes pontos de freadas, propícios para ultrapassagens.

A performance do piloto do BMW Team RMG nas últimas etapas reforça a confiança de Augusto. Em Nürburgring, há 10 dias, ele liderou metade da corrida 1, mas foi obrigado a fazer um pit-stop extra, após uma forte chuva começar a cair logo depois que ele colocou pneus slick. Assim, Farfus vai cheio de vontade para confirmar o bom resultado.

As corridas no Red Bull Ring acontecem a partir das 9h45 no sábado (horário de Brasília), e no domingo às 10h15, ambas com transmissão ao vivo pelo Youtube (acesse pelo site www.farfus.com, clicando em Live Races). O canal Bandsports transmite a prova de sábado em VT às 19h, e no domingo, ao vivo, a partir das 10h.

Augusto Farfus:

“Estamos na reta final do DTM, e com essa mudança, que é a retirada do peso de performance dos carros, teremos uma prova diferente. No Red Bull Ring, seríamos nós da BMW que estaríamos com os carros mais leves que Audi e Mercedes, então, isso não vai nos ajudar muito imediatamente. Mas gosto bastante do circuito, é um dos meus favoritos, além de ser muito bonito, e já andamos bem lá. Nossa performance nas últimas corridas também nos deixa confiantes para conquistarmos bons resultados nessas duas últimas etapas. Não conseguimos concretizar a vitória em Nürburgring, então vou atrás dela agora em Spielberg”.

Confira a programação do DTM na Áustria (horários de Brasília):

Sexta-feira, 22 de setembro:
11:45 – 12:15: Treino livre 1
12:15 – 12:20: Treino de largadas

Sábado, 23 de setembro:
04:20 – 04:50: Treino livre 2
06:40 – 07:00: Classificação 1
09:45: Corrida 1

Domingo, 24 de setembro:
04:25 – 04:55: Treino livre 3
04:55 – 05:00: Treino de largadas
7:00 – 7:20: Classificação 2
10:15 – Corrida 2

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.