Augusto Farfus completou pré-temporada do DTM em Hockenheim

Augusto Farfus

Augusto Farfus

Faltando um mês para o início do campeonato 2017, a BMW finalizou a última sessão de treinos da pré-temporada do DTM em Hockenheim, mesma pista que recebe a primeira rodada dupla do ano, nos dias 06 e 07 de maio. Ao todo, foram quatro dias de atividades de pista para trabalhar nos últimos ajustes da nova BMW M4 DTM, na qual a montadora bávara cumpriu 880 voltas no circuito de 4.574m, com seus seis pilotos.

Único brasileiro do grid, Augusto Farfus participou de dois dias de testes. Ele cumpriu cerca de 140 voltas, testando os novos componentes do carro em diversas condições, como ritmo de classificação e simulação de corrida, e ressaltou o bom trabalho de desenvolvimento e o ambiente com sua nova equipe, o Team BMW RMG, onde será companheiro de Marco Wittmann e Timo Glock.

Essa foi a terceira vez no ano que os carros foram à pista para testes. No início de março, o curitibano também integrou o grupo que esteve treinando em Portimão (Portugal), e duas semanas depois, a BMW deu prosseguimento aos trabalhos em Valellunga, na Itália. O regulamento técnico de 2017 tem grandes novidades, com um motor mais potente – que pela primeira vez na categoria vai superar os 500 cavalos de potência, já que haverá um aumento dos restritores de ar -, alterações em partes aerodinâmicas e no funcionamento do DRS (sistema de redução do arrasto aerodinâmico, que influencia em ultrapassagens), e também pneus mais macios – que a princípio darão mais aderência aos carros quando novos, mas sofrerão um maior desgaste ao longo das provas.

As mudanças no DTM não ficam limitadas apenas aos carros, já que o formato das corridas também terá novidades. Desde que as etapas voltaram a ter duas provas por fim de semana, em 2015, elas tinham durações e dinâmicas diferentes – a primeira com 40 minutos e a segunda com 60 minutos e pit-stop obrigatório, apesar da pontuação ser igual. A partir de agora, as duas corridas do fim de semana terão a mesma duração, com 55 minutos mais uma volta cada, e pit-stop obrigatório em ambas, a qualquer momento entre a segunda e a penúltima volta – e não mais em uma janela pré-determinada. Isso vai possibilitar a adoção de diferentes estratégias e dar ainda mais emoção ao campeonato.

Equipes e pilotos do DTM voltam a se reunir entre os dias 5 e 7 de maio em Hockenheim, onde tradicionalmente sempre acontece a abertura e encerramento da temporada.

Augusto Farfus:

“Os treinos em Hockenheim foram muito importantes para fazermos os últimos ajustes no carro e também para eu conhecer e me entrosar melhor com a equipe nova e com meu engenheiro. Conseguimos trabalhar em vários pontos, fizemos uma simulação completa de corrida e vimos que o carro se comportou bem, então vamos preparados para a primeira etapa, em maio”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.