Augusto Farfus beira o pódio com 4º lugar em Moscou no DTM

domingo, 21 de agosto de 2016 às 13:13
Augusto Farfus

Augusto Farfus

O DTM retomou suas atividades após o intervalo para o verão europeu neste fim de semana, com a 6ª etapa do campeonato, realizada no circuito Moscow Raceway, na Rússia. Na segunda das três exibições da categoria fora da Alemanha, o saldo foi positivo para Augusto Farfus, que ficou a apenas uma posição de subir ao pódio – como fez nessa pista em 2013 -, conquistando um bom 4º lugar na corrida deste domingo (21).

Após um sábado chuvoso, o domingo teve tempo firme e desempenho forte de Farfus em todas as sessões. Após o top-5 no 3º treino livre, o brasileiro da BMW marcou o 6º melhor tempo na classificação – resultado que poderia até ter sido melhor, caso Augusto não tivesse sido atrapalhado em sua melhor volta. Saindo na terceira fila, Farfus fez um início consistente de prova, e optou por retardar ao máximo a sua entrada para o pit-stop obrigatório. O piloto da equipe MTEK chegou a liderar a prova enquanto seus adversários faziam suas paradas, e depois de fazer a troca de pneus, Farfus voltou à pista em 6º. Com melhor ritmo, o curitibano superou Daniel Juncadella e Robert Wickens para terminar na 4ª posição, beirando o pódio, que foi composto apenas por pilotos da BMW – Marco Wittmann foi o 1º, Tom Blomqvist ficou em 2º e Bruno Spengler completou o top-3.

No dia anterior, a chuva durante todo o dia acabou influenciando nas atividades. Após garantir o 14º lugar no grid de largada, Farfus e a equipe MTEK optaram pelo acerto de pista seca para a corrida, mas uma fortíssima chuva caiu poucos minutos antes da largada, ocasionando inclusive o início da prova sob regime de safety car. Assim, especialmente na parte inicial da corrida, que tem duração total de 40 minutos, o curitibano teve dificuldades para manter o aquecimento ideal dos pneus, e completou as 22 voltas em 14º. A corrida foi vencida Robert Wickens, seguido por Paul Di Resta e Gary Paffett, todos da Mercedes.

Com os resultados do fim de semana no Moscow Raceway, Farfus subiu uma posição na classificação geral do campeonato e ocupa a 13ª posição, empatado com o 12º. Agora, o DTM entra em sua reta final, com as últimas três etapas da temporada sendo realizadas nos dois próximos meses. A 7ª rodada dupla acontece entre os dias 9 e 11 de setembro, no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

Antes disso, porém, Farfus tem um importante desafio. Saindo da Rússia, o brasileiro viaja direto para o Japão, onde disputa no domingo (28) a tradicional prova dos 1.000km de Suzuka, válida pelo Super GT. Augusto integra o trio da equipe BMW Team Studie, ao lado do japonês Seiji Ara e do alemão Jörg Müller, a bordo da nova BMW M6 GT3. A última vez que participou dessa corrida, em 2014, Farfus subiu ao pódio com o 3º lugar, e segue confiante com o objetivo de brigar pela vitória.

Augusto Farfus:

“Hoje fizemos uma corrida muito boa, tivemos um ritmo forte durante toda a prova, mas ficamos presos no tráfego nas primeiras voltas. Infelizmente a classificação foi comprometida, porque fui atrapalhado pelo Molina na minha volta rápida. Acredito que poderíamos ficar no top-3, mas largando um pouco para trás, ficou mais difícil ter um resultado melhor. Saio da Rússia feliz com esse 4º lugar, tivemos um bom carro durante todo o fim de semana, fiz boas ultrapassagens, e foi um resultado muito importante especialmente para o moral da equipe. Voltamos a marcar pontos, e agora vamos para Nürburgring e para a reta final da temporada com força total”.

1000km de Suzuka:

“É sempre uma experiência muito prazeirosa e uma emoção única correr no Super GT, aprender mais sobre o automobilismo japonês e trabalhar com a equipe Studie e com a BMW Japão. A última vez que corri lá fui 3º, em 2014, então espero que dessa vez tenhamos um melhor ritmo de corrida com a BMW M6 GT3, e vamos com o objetivo de brigar pela vitória em Suzuka”.

Resultado da Corrida 2 do DTM em Moscou:

1 – Marco Wittmann (BMW M4) – RMG – 40 voltas 1’02:03″216
2 – Tom Blomqvist (BMW M4) – RBM – 4″123
3 – Bruno Spengler (BMW M4) – MTEK – 18″119
4 – Augusto Farfus (BMW M4) – MTEK – 24″650
5 – Robert Wickens (Mercedes C63) – HWA – 38″818
6 – Edoardo Mortara (Audi RS5) – Abt – 38″885
7 – Nico Müller (Audi RS5) – Abt – 39″158
8 – Adrien Tambay (Audi RS5) – Rosberg – 41″193
9 – Mattias Ekström (Audi RS5) – Abt – 41″223
10 – Lucas Auer (Mercedes C63) – Mucke – 42″138
11 – Miguel Molina (Audi RS5) – Abt – 42″245
12 – Daniel Juncadella (Mercedes C63) – HWA – 42″562
13 – Timo Scheider (Audi RS5) – Phoenix – 42″641
14 – Christian Vietoris (Mercedes C63) – Mucke – 46″076
15 – Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 47″432
16 – Maximilian Götz (Mercedes C63) – HWA – 48″338
17 – Maxime Martin (BMW M4) – RBM – 51″310
18 – Gary Paffett (Mercedes C63) – ART – 52″078
19 – António Félix da Costa (BMW M4) – Schnitzer – 55″563
20 – Paul Di Resta (Mercedes C63) – HWA – 57″467
21 – Felix Rosenqvist (Mercedes C63) – ART – 57″979
22 – Jamie Green (Audi RS5) – Rosberg – 1’01″627
23 – Martin Tomczyk (BMW M4) – Schnitzer – 1’04″773
Não completou:
Timo Glock

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.