Audiência não resolverá a polêmica do nome Lotus

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 às 12:11

h_kovalainen.2
A polêmica sobre o uso do nome Lotus na Fórmula 1 chega aos tribunais de Londres hoje – mas, independente do resultado da primeira batalha legal, o caso certamente vai se arrastar até muito mais tarde neste ano.

A equipe Lotus, de propriedade de Tony Fernandes, está enfrentando uma batalha legal com o Grupo Lotus em relação aos direitos de usar o nome de sua equipe desde o início de 2011.

Ele não está envolvido apenas em um caso relacionado ao que alega ser um encerramento ilegal de um acordo de licença de cinco anos para correr como Lotus Racing, mas também está contestando um processo da montadora que alega que ele também não pode correr como Team Lotus.

O Grupo Lotus irá aos tribunais hoje pedindo um julgamento sumário sobre o encerramento do acordo de licença, o que acredita que significa que a operação de Fernandes – 1Malaysia Racing – não pode continuar usando o nome Lotus na Fórmula 1.

Um juiz decidirá se há bases para um caso legal completo ou se o assunto é tão direto que isso não será necessário. Entretanto, acredita-se que a segunda hipótese é pouco provável.

Mesmo se o juiz decidir que o Grupo Lotus tem um argumento válido para impedir a 1Malaysia Racing de usar o nome Lotus em seu título, o veredicto quase certamente estará sujeito a apelo – prolongando ainda mais o caso.

Fernandes disse nesta segunda que não há possibilidade da situação legal que emergir do caso desta semana impedir que a equipe Lotus corra usando esse nome em 2011.

“Muitos confusos sobre o caso hoje”, escreveu ele em seu Twitter. “Não diz respeito a quem é dono do nome Team Lotus, que será em novembro. Abrimos esse processo a fim de provar definitivamente”.

“O caso de hoje é a tentativa desesperada do Grupo Lotus de usar seu encerramento ilegal e unilateral do acordo de licença da Lotus Racing. Dizendo que a 1Malaysia não pode usar o nome Lotus. Parte das cláusulas de pós encerramento. Portanto, nada muda para a equipe Lotus”.

A audiência está marcada para começar às 14:00 do horário local nesta segunda, com um veredicto não sendo esperado antes de amanhã.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.