Audi RS6, um carro de luxo com motor de corrida 11/07/03)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 20:12

Com motor V8 biturbo e suspensão que se ajusta às curvas, o RS6 está sendo lançado oficialmente neste mês, em Campos do Jordão, para reafirmar a liderança da Audi no segmento de carros que exploram os limites do prazer de dirigir.

Depois da RS2 e da RS4, modelos que mudaram conceitos e se tornaram referência para os aficionados, a Audi começa, no fim de agosto, a comercializar no País, nas versões sedã e avant, o RS6, que leva ainda mais longe os limites da esportividade. Produzido em pequena escala – de 30 a 40 unidades deverão ser vendidas no Brasil –, ele é simplesmente o primeiro modelo de série do mundo a vir equipado com um motor V8 biturbo, o que não deixa dúvida sobre as pretensões da fábrica em relação a ele.

Com ajuste final dado pela Cosworth, na Inglaterra, onde são colocados os dois turbos e os respectivos intercoolers, esse motor chega ao RS6 desenvolvendo 450 cv de potência, o que significa: aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h. E o RS6 leva menos de 18 segundos para chegar a 200 km/h, tempo semelhante ao que um modelo de mil cilindradas leva para alcançar 80 km/h.

Além de ser um dos modelos mais rápidos do mundo, o RS6, graças à tecnologia biturbo, disponibiliza a força máxima de seu motor, de 560 Nm, numa ampla faixa de rotação, de 1 950 rpm a 5 500 rpm. Com isso, mesmo no trânsito urbano, em segunda ou terceira marcha, já se sente o vigor de suas respostas, o mesmo ocorrendo na estrada na hora das ultrapassagens.

Aliado aos dois turbos com intercooler, que são os maiores responsáveis pelo ganho de potência, o motor V8 do RS6 passou por outras alterações, como o aumento do diâmetro dos dutos de admissão e escape. Com isso “respira” melhor, o que levou também ao desenvolvimento de um sistema duplo de escapamento, mais largo, com silenciadores intermediários e traseiros, além de catalisadores com estágios primário e central para atender aos padrões europeus de emissão.

As diferenças chegam até a aparência do novo V8, que recebeu uma cobertura de fibra de carbono, material também presente na capa do filtro de ar. E, para melhor distribuição de peso, a bateria foi deslocada do compartimento do motor para junto do estepe.

A outra grande novidade do RS6 é seu sistema de suspensão DRC (Dynamic Ride Control), que, mesmo em curvas, mantém o carro nivelado ao solo. Aqui o mérito é da Quattro GmbH, a divisão esportiva da Audi, que desenvolveu uma espécie de barra estabilizadora ativa que atua compensando o esforço dos amortecedores. Dessa forma, numa curva forte, quando se manifesta a tendência de o carro se “abaixar” de um dos lados, a barra imediatamente entra em ação nivelando o outro lado também, o que garante maior estabilidade.

A tração permanente quattro e o câmbio Tiptronic de cinco marchas, especialmente ajustado, formam um conjunto adequado às exigências de desempenho e estabilidade do RS6. A transmissão Tiptronic dispõe de um programa Sport, que proporciona não apenas maior alcance de velocidade em cada marcha como reduções mais rápidas. Além disso, em curvas, dependendo do grau de aceleração lateral, o sistema não permite trocas para evitar perda de controle do carro. Seu acionamento pode ser automático ou por meio de botões no volante.

Derivado das pistas de competição, o sistema de freios do RS6 utiliza discos maiores – 365 mm na frente e 335 mm atrás –, ventilados e perfurados. As pinças dianteiras têm oito pistões. Os parâmetros de funcionamento do ABS e do EBD (Electronic Brake-force Distribution) foram especialmente ajustados para o modelo, que conta ainda, para o gerenciamento de todas essas funções com o ESP 5.7, a última geração do programa eletrônico de estabilidade da Audi.

Visualmente, o RS6 também traz particularidades. Na frente, as alterações podem ser notadas nas três grandes entradas de ar – a central serve para refrigeração de óleo e água, enquanto as laterais são para os intercoolers. Da mesma forma, o spoiler dianteiro tem como função melhorar o efeito–solo do carro, mantendo-o firmemente no solo em altas velocidades, além de reforçar a ventilação dos intercoolers. Os faróis são xênon, nos fachos baixo e alto.

Na traseira, destacam-se as duas saídas ovais de escapamento e o discreto aerofólio no alto da tampa da versão avant – o sedã, em vez disso, tem uma extensão na tampa do porta-malas. Nas laterais, chamam a atenção as grandes rodas de aro 18, com nove raios, além das saias aerodinâmicas, que visualmente aproximam o carro do chão. Os frisos e retrovisores são de alumínio fosco.

O apelo esportivo do RS6 também está presente do lado de dentro. Os bancos Recaro oferecem amplo apoio lateral, garantindo conforto mesmo em longas viagens. O volante de três raios e a manopla da alavanca de câmbio são revestidos de couro perfurado. A base da alavanca recebeu cobertura de alumínio, e os puxadores das portas são de material anodizado preto.

Apesar de toda a esportividade, o RS6 também é um carro para uso no dia-a-dia, oferecendo para isso requintes como bancos dianteiros e traseiros com aquecimento, sistema auxiliar de estacionamento (Acoustic Parking System) à frente e atrás, seis air bags, inclusive de cabeça.

A lista de equipamentos do RS6 prossegue com os sistemas inteligentes de ar-condicionado e teto solar, piloto automático, computador de bordo, controle de pressão dos pneus e sofisticado equipamento de som Bose com CD-player. Em resumo, mais uma vez a Audi surpreende os devotos da tecnologia e do futuro com um carro único – seja para se aventurar na estrada ou apenas levar as crianças à escola.

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS E INOVAÇÕES

Motor
Oito cilindros em V, biturbo, 40 válvulas, injeção seqüencial e acelerador eletrônico.

Cilindrada
4 172 cm³.

Potência máxima
450 cv a 5 700 rpm/6 400 rpm.

Torque máximo
560 Nm a 1 950 rpm/5 500 rpm.

Transmissão
Tiptronic, de cinco velocidades, com DSP (programa de troca de marchas que se adapta ao estilo do condutor) e opção esportiva. Tração permanente nas quatro rodas com EDL (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) e ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade).

Rodas
8,5 J x 18, de alumínio.

Pneus
255/40 R 18.

Direção
Hidráulica, de pinhão e cremalheira, com coluna absorvente de energia. Diâmetro de giro: 14,3 m/11,7 m.

Suspensão
Dianteira, independente, de alumínio, do tipo four link, e traseira do tipo trapezoidal link.

Freios
A disco ventilado nas quatro rodas, com discos redimensionados
e sistemas ABS (antitravamento), EBD (distribuição) e EDL (bloqueio do diferencial) integrados ao ESP.

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos; de 0 a 200 km/h
em 17,6 km/h (avant, 17,8 km/h); velocidade máxima, controlada eletronicamente, de 250 km/h.

Consumo
Urbano, 4,6 km/l; rodoviário, 9,6 km/l; média, 6,8 km/l.

Pesos
Em ordem de marcha, 1 840 kg (avant, 1 880 kg).

Capacidades
Tanque de combustível, 82 l; porta-malas, 424 l (avant, 455/1.590 l).

Dimensões externas Comprimento, 4 858 mm (avant, 4 852 mm); largura, 1 850 mm; altura, 1 425 mm (avant, 1.452 mm); bitola dianteira, 1 578 mm; bitola traseira, 1 587 mm; distância entre eixos, 2 759 mm.

Preço público
R$ 464.300 (avant, R$ 477.800).

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