Audi poderá deixar Le Mans e DTM e ir para a F1 em 2016

sábado, 25 de outubro de 2014 às 14:40

Audi em Le Mans

Rumores apontam que a Audi poderá fazer sua estreia na Fórmula 1 em 2016. Para isso, a marca alemã, pertencente ao Grupo Volkswagen, abandonará tanto o DTM como o WEC (Campeonato Mundial de Endurance), deixando apenas para a sua “irmã” Porsche a tarefa de competir nas 24 Horas de Le Mans, corrida onde tem 13 vitórias desde 2000.

Segundo fontes internas alemãs, os orçamentos combinados dos dois programas, mais um aporte vindo de um pacote de patrocínio da Red Bull, podem fazer com que a Audi finalmente possa entrar para as corridas de monopostos, algo que não aconteceu na era moderna. A Porsche, por sua vez, esteve na F1 até 1987, em parceria vitoriosa com a McLaren.

Entende-se que a marca alemã esteve perto de entrar para a F1 em 2013, e foi a força motriz por trás do plano abortado do esporte de usar motores turbo de quatro cilindros. Mas a comissão do esporte optou por propulsores V6, que estrearam neste ano, e a Audi já estaria trabalhando internamente com seu novo propulsor.

Os alemães sempre afirmaram que, para entrar na F1, iriam adquirir uma operação já existente e não começar uma do zero. E a conexão óbvia é com a Red Bull, que já patrocina a Audi no DTM, e o presidente da Volkswagen, Ferdinand Piech, tem ligações históricas com a Áustria.

A contratação do ex-chefe ferrarista Stefano Domenicali, que não tem experiência em protótipos, alimenta ainda mais os rumores. Em termos de pilotos, Fernando Alonso, que está deixando a Ferrari neste ano, é um alvo em potencial, caso ele não se acerte com a McLaren-Honda para 2015 e precise tirar um “ano sabático”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.