Análise: As maiores esperanças e temores da Formula 1 em 2014

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014 às 10:13

Fórmula 1

A Fórmula 1 está nos estágios finais de sua contagem regressiva para o primeiro teste em Jerez, na Espanha, com a expectativa em relação à chegada dos carros totalmente novos de 2014 aumentando.

A dramática mudança no regulamento deste ano deixou a especulação sobre o que vai acontecer neste ano no nível máximo, e até mesmo os pilotos admitiram nesta semana que não tem idéia do que esperar.

A categoria de fato está em uma situação única na tentativa de prever qual será o impacto de uma das maiores mudanças de regulamento da história, com os otimistas esperando a temporada mais aberta dos últimos anos, e os pessimistas preocupados com o risco de tudo ter ido longe demais.

Tendo ouvido as informações daqueles com conhecimento do estado atual das coisas, e menos de duas semanas antes do primeiro teste, o site Autosport destacou as maiores esperanças e temores que a Fórmula 1 enfrenta em 2014.

ESPERANÇAS

1. IMPREVISIBILIDADE

A mudança nas regras é tão grande de 2013 para este ano, com todas as áreas do carro novas, que é impossível saber quem se sairá melhor.

Há rumores de que algumas equipes grandes estão enfrentando dificuldades para igualar a performance dos carros do ano passado ou tendo preocupações com a confiabilidade em áreas como a caixa de câmbio.

Após o domínio total de Sebastian Vettel no final do ano passado, tal imprevisibilidade antes da temporada é revigorante.

2. UM PELOTÃO MAIS NIVELADO

No ano passado, a Red Bull deu uma aula na última temporada do regulamento antigo, com seu RB9 sendo dominante depois que a Pirelli mudou os pneus.

Para 2014, há tantos elementos do pacote que podem influenciar a performance que existe toda a chance de a batalha por vitórias ser muito mais acirrada.

3. AERODINÂMICA NÃO É MAIS O QUE MANDA

O gênio de Adrian Newey e sua equipe de projeto na aerodinâmica do assoalho com gases soprados deixou a Red Bull longe de suas rivais, porque aquela área do carro tinha uma influência enorme na performance.

Para 2014, não será mais o caso, com a performance do motor e a economia de combustível agora sendo tão importantes quanto a aerodinâmica. Isso deverá misturar mais a ordem competitiva, porque diferentes equipes têm pontos fortes variados.

4. TECNOLOGIA DE ÚLTIMA GERAÇÃO

O congelamento dos motores V8 da Fórmula 1 significou que grande parte do desenvolvimento da tecnologia na categoria esteve escondida sob a superfície do carro.

Para 2014, os novos motores turbo e sistemas de recuperação de energia colocarão a batalha técnica em evidência – boa notícia, já que essa é uma área que sempre empolgou os fãs da Fórmula 1.

5. PILOTOS FAZENDO A DIFERENÇA

A necessidade de gerenciar o combustível em 2014, aliada ao melhor uso dos ERS, significa que os pilotos de ponta precisarão pensar mais neste ano se quiserem vencer corridas.

Eles também precisam compreender como extrair o máximo de desempenho de um carro que precisa ser conduzido de modo bastante diferente na classificação e na corrida. Isso deverá ajudar a impulsionar a ação e trazer variedade ao espetáculo.

TEMORES

1. ALEATÓRIA DEMAIS

Enquanto o potencial retorno dos problemas de confiabilidade regulares pode tornar as provas mais emocionantes, há o risco de isso ir longe demais.

Um ocasional vencedor surpreendente vindo do final do grid seria empolgante, mas se os vitoriosos aleatórios se tornarem frequentes demais, isso pode danificar a imagem da categoria e transformar as corridas em farsas nas quais os retardatários estão recebendo a bandeirada na frente simplesmente por serem os únicos que sobraram.

2. CORRIDAS COMPLICADAS DEMAIS

O desafio de gerenciar a economia de combustível, além de dominar o uso mais eficiente dos ERS, é imenso – e significa que os GPs podem se transformar em complicados jogos estratégicos.

Se as coisas seguirem demais esse caminho, isso pode afastar os fãs, que poderiam ficar perdidos em todas as implicações táticas que as regras de 2014 proporcionaram.

3. CARROS COM SOM TEDIOSO

Não teremos uma idéia real de como será o som dos novos carros de Fórmula 1 até o teste de Jerez, mas os pessimistas já estão preocupados com o risco de os novos motores V6 turbo não terem um bom som.

Os carros da categoria sempre exploraram ao máximo os sentidos. Se os novos motores não fizerem isso, pode ser outro aspecto que afastará os fãs.

4. PASSEIOS DE ECONOMIA

O fim do reabastecimento na Fórmula 1 acabou com as corridas de sprint do passado, com as equipes tendo de gerenciar cuidadosamente a quantidade de combustível nos últimos anos. Isso irá mais longe neste ano, com os pilotos tendo apenas 100kg para completar as provas.

Esse limite pode ser complicado em alguns circuitos – como Melbourne – e forçar os pilotos a reduzir a potência e passear nos GPs ao invés de forçar ao máximo simplesmente para ver a bandeira quadriculada. Não é o que os fãs querem ver.

5. DOMÍNIO DE UMA ÚNICA EQUIPE

Os rumores já estão indicando que a Mercedes será a equipe a ser batida, com fontes do paddock sugerindo que a equipe está bastante animada com a performance de seu projeto de 2014 em comparação com as rivais.

Se for o caso e algumas das outras equipes de ponta enfrentarem problemas, a Fórmula 1 pode ter novamente o domínio de uma única equipe – algo que poucos fãs querem ver após o final de temporada nada emocionante em 2013.

 

LS - www.autoracing.com.br

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