ALMS – Classificatório representa desafio para Melo em Sebring

quinta-feira, 17 de março de 2011 às 19:20

47a69437489d5da04da1f8aa34acb6d5Jaime Melo vai disputar neste sábado (19), pelo sexto ano consecutivo, as 12 Horas de Sebring. A corrida na Flórida abre a temporada de 2011 da American Le Mans Series e também da Intercontinental Le Mans Cup. O bom retrospecto do piloto brasileiro na corrida contrasta, nesta 59ª edição, com o momento vivido pela Risi Competizione, uma das que utilizam carros da Ferrari, no desenvolvimento do novo modelo F458 Italia, que faz sua estreia nas pistas.

“Fizemos vários testes desde o fim do ano passado até agora, mas claro que há muito ainda a desenvolver”, observa o piloto de 30 anos. Ele vai participar da corrida de sábado tendo como parceiros os finlandeses Toni Vilander e Mika Salo. O começo do trabalho em Sebring foi pouco animador. “Tivemos problemas com os freios e com o acerto de suspensão”, lembra o brasileiro, sobre os treinos preparatórios realizados na segunda-feira (14).

No dia seguinte, segundo Melo, os resultados práticos foram positivos. “O carro esteve bem melhor. Agora vamos aproveitar e tentar melhorar um pouquinho mais nos últimos treinos livres”, espera. A programação do evento prevê os treinos livres finais distribuídos em sessões nesta quinta (17) e na sexta-feira (18). O grid, que terá 56 carros nas cinco categorias, terá suas posições definidas nas tomadas de tempos marcadas para a partir das 16h de Brasília.

Os pilotos da Risi mostram ciência das limitações que o momento impõe. “É o início de uma era na história de corridas de longa duração da Ferrari. O novo carro é um carro para muitas vitórias e títulos, mas não podemos e nem devemos esperar isso logo de cara. Esperar uma vitória aqui, logo na estreia, seria abusar do otimismo. Se a gente chegar ao final da corrida, com um carro que teve pouco desenvolvimento por ser novo, vai ser um grande resultado”, considera.

A primeira participação de Jaime Melo nas 12 Horas de Sebring deu-se em 2006. Largando em segundo na classe GT, o brasileiro terminou a corrida em terceiro, tendo como parceiros o alemão Ralf Kelleners e o americano Anthony Lazarro. Em 2007, correndo ao lado do inglês Johnny Mowlen e do finlandês Mika Salo, Melo conquistou a pole, mas teve de largar em último como consequência de uma irregularidade. Ainda assim, venceu a corrida.

A conquista de 2007 foi um dos momentos históricos na carreira do piloto brasileiro. Depois de 12 horas de corrida, a primeira posição da classe GT acabou decidida na última volta, em um duelo memorável com Jorg Bergmeister, piloto do Porsche da Flying Lizard Motorsports. O alemão assumiu a liderança na metade da volta decisiva, já sob os fogos de artifício comemorativos; o brasileiro retomou-a a poucos metros de receber a bandeira quadriculada.

Melo voltou a ser pole das 12 Horas em 2008, mas acabou abandonando a corrida depois de ter o carro atingido por um piloto de outra categoria. Correu ao lado de Salo e do italiano Gianmaria Bruni. A segunda vitória foi conquistada em 2009, quando teve Salo e o alemão Pierre Kaffer como parceiros. No ano passado o brasileiro comemorou sua terceira vitória – também a terceira da Risi – na prova, revezando a pilotagem com Bruni e Kaffer.
A largada para as 12 Horas de Sebring, no sábado, será dada às 11h30 de Brasília. O Speed Channel vai transmitir a corrida ao vivo para o Brasil, desde as 11h até as 15h, quando haverá uma interrupção para a exibição da Nationwide Series, subdivisão da Nascar. A primeira etapa da American Le Mans e da Intercontinental Le Mans Cup será retomada pelo canal por volta das 17h30 é será mantida no ar até momentos depois da bandeirada final.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.