Ah não, otário não!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011 às 19:58

Assim fica difícil. Como sou uma pessoa que gosta muito de esporte, acompanho vários deles. Além de obviamente muitas categorias de automobilismo, adoro a MotoGP e curto futebol, tênis, volley, futebol americano, olimpíadas de inverno e verão e eventualmente outros esportes menos cotados. Mas, assistindo tudo isso só consigo ter certeza que mutreta só acontece mesmo na Formula 1. Os outros podem até ter uma mutreta aqui, outra acolá, mas não consigo ter certeza. Na F1 tenho. E assim fica difícil.

Eu acho que o mínimo que os mutreteiros de sempre tinham que tentar é fazer suas mutretas mais bem feitas. Pelo menos nós não nos sentiríamos um bando de otários…

Mas não. Veja o mais recente caso da Ferrari. Mesmo ela sabendo que manipular resultado de corrida, ops, “ordem de equipe” está proibida pela FIA, justamente pelo que ela mesma fez em 2002 na Áustria com Barrichello e Schumacher, ela manda o engenheiro ir no rádio do Felipe e perguntar (para o mundo todo ouvir) se ele entende a mensagem de que o Alonso está mais rápido que ele! Pode uma burrice dessas? Como é que gente que ganha tanto dinheiro pra fazer isso é tão estúpida assim?

Veja o momento em que Massa tira o pé para Alonso passar

{youtube}6ovbYGogy0Y{/youtube}

Como é que se engole uma coisa dessas? Como a FIA vai fazer para não punir a Ferrari e seus pilotos se foi ela mesma quem criou a regra por causa da própria Ferrari? Fica difícil porque as mutretas são recorrentes e seus personagens mudam pouco, senão vejamos: Ferrari, Schumacher e Alonso estão envolvidos direta ou indiretamente em quase todas as mutretas “líquidas e certas” da F1 nos últimos 20 anos.

Fica difícil porque esses mesmos personagens continuam na F1, apesar das mutretas. Não só os principais como também os coadjuvantes. Schumacher é piloto da Mercedes contratado a peso de ouro. Ross Brawn, chefe de equipe da Mercedes, era o executivo-mor das mutretas da Ferrari até outro dia. Alonso é o piloto mais bem pago do mundo e corre pela Ferrari. Briatore, principal personagem do “crashgate” de Nelsinho Piquet para beneficiar Alonso, já foi devidamente perdoado e deve voltar formalmente à F1 logo mais. Jean Todt, um dos idealizadores das mutretas da Ferrari dos tempos de Schumacher, é simplesmente o presidente da FIA, entidade que supostamente deveria punir qualquer tentativa de mutreta.

Quer dizer, o único que se ferrou de verde e amarelo foi o Nelsinho Piquet. Engraçado que muita gente parece “perdoar” ou pelo menos justificar as mutretas do Schumacher, do Briatore do Alonso e principalmente da Ferrari, mas poucos “perdoam” o Nelsinho. Dar porrada no garoto na internet e nos jornais virou “cult” entre quem gosta e até entre quem não conhece um “piiiiiiiiiiiiiiiiiiii” de automobilismo!

E qual é a diferença do Nelsinho para os outros? Ele não tem resultados na F1, nem deu tempo, mas os outros têm, ou seja, o pessoal usa aquela lógica de pirata para julgar as coisas; se você é “bom” pode fazer a mutreta que quiser, senão fica bonzinho aí ou a gente te expulsa!

Esse tipo de coisa não cabe mais em 2010. Não somos mais bárbaros que atiram pessoas aos leões. Ou somos? No caso de sermos, somos também otários? Porque só um otário compra ingresso (caro) para ir numa corrida de F1 ou senta-se na frente de uma TV pra ver um evento esportivo ser manipulado descaradamente.

E como eu ainda não me considero um otário, espero que a Ferrari e seus pilotos sejam punidos exemplarmente pelo Conselho Mundial de Automobilismo que se reúne agora em agosto. Por mim eles perderiam todos os pontos do campeonato até a corrida de Hockenheim.

Recebi e-mails pedindo que descesse o porrete no Felipe Massa quando fosse escrever sobre esse assunto. Não vou fazer isso. Por que? Porque é fácil fazer isso confortavelmente daqui. Mas e se eu estivesse no lugar dele, ou seja, na equipe de F1 mais famosa do mundo ganhando uma nota preta e fazendo o que eu adoro?

Será que eu teria a mesma atitude do Montoya quando o Ron Dennis sacaneou o colombia duas vezes para beneficiar o Raikkonen? Ou será que faria como Massa fez no domingo e Barrichello em 2002?

Não sei. E você, o que faria?

Um abraço e até a próxima!

Adauto Silva

adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.