A Formula 1 se reúne para mudanças nas regras de 2017

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015 às 12:49

FIA e Formula 1

Os chefes da F1 vão discutir os planos para acelerar uma mudança revolucionária nos carros, numa reunião do Grupo de Estratégia em Paris nesta quinta-feira.

O encontro das principais equipes com Bernie Ecclestone e o presidente da FIA Jean Todt, envolverá assuntos sobre a criação de máquinas de F1 mais espetaculares e mais rápidas, potencialmente com motores de 1000 hp, para as temporadas de 2016 e 2017.

Os projetos das ideias para mudanças que podem ser feitas – tanto a curto e longo prazo – foram elaboradas nas últimas semanas, e os chefes de equipe serão convidados a avaliar qual a melhor direção para a categoria.

As mudanças que serão consideradas – provavelmente já na próxima temporada – incluem fazer carros mais largos, adicionar mais pressão aerodinâmica e pneus com melhores desempenhos.

O plano para 2017 envolve uma revisão das regras de motores para criar um grande aumento de potência. Há algum desacordo, entretanto, sobre como isso deve ser alcançado.

Mas, apesar de uma enorme vontade de fazer mudanças para atraírem fãs, num momento em que a F1 está questionando a queda nos números de audiência, há também preocupações sobre as implicações de custo.

Ron Dennis da McLaren, disse nos testes em Jerez que, enquanto uma revisão das corridas é bem-vinda, não deve servir também para aumentar os custos.

Também é esperado que um controle mais apertado de custos seja um grande ponto de conversação na reunião, com a FIA criando um painel de pesquisas nas últimas semanas para investigar potenciais mudanças de regras que poderiam ajudar a trazer os orçamentos para baixo.

Reuniões de trabalho técnicas e esportivas do grupo foram convocadas para o final deste mês, com uma reunião da Comissão de F1 que deve aprovar as mudanças nas regras apresentadas para 18 de fevereiro.

A reunião do Grupo de Estratégia também vai discutir o destino provável da equipe Marussia, e se é possível para a equipe conseguir a aprovação para iniciar a temporada com um carro de 2014.

Discussões também podem ocorrer sobre o futuro do GP da Alemanha.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.