A Formula 1 que gostaria de ver

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 às 16:44
Largada em Monza em 2011

Largada em Monza em 2011

Colaboração: cmtea320

A notícia sobre a pindaíba da Force India me motivou a escrever este texto. Era notório que a Sauber e Lotus estavam mal das pernas, sem falar das últimas “low cost” que abandonaram no ano passado. A Force India vem se juntar a elas.

A pergunta que fica: Como é que um espetáculo fabuloso destes, um campeonato de primeiríssima, está perdendo público há anos?

Bem, na minha opinião, a F1 falha ao tentar ser o que não é. O que sempre gostamos foi de ver construtores independentes com suas parcerias com fornecedores de motores. Fábricas são um problema. Claro que a Ferrari é uma exceção, já que fabrica carros superesportivos, mas enquanto Williams, McLaren, Ferrari estão na F1 desde que chegaram, quantas montadoras vieram e voltaram? Para elas, é muito mais fácil saírem da competição quando perdem, do que ficar e tentar vencer mais pra frente. Quantas montadoras aguentariam a seca de uma McLaren ou Williams? Na década passada tivemos Jaguar, Honda, Toyota, Renault… Todas cheias de dinheiro, mas qual o comprometimento com o esporte?

Outro problema é a corrente que diz que a F1 é laboratório pra carro de rua. Amigos, que fã quer ver um carro de corrida com 6 cilindros? Que fã quer ver seu piloto preferido tendo que economizar gasolina, quando a essência de uma corrida é ver quem é mais rápido? Quem imagina que vai ver novamente a ultrapassagem que Piquet fez sobre Senna em 86, já que hoje a asa móvel faz a ultrapassagem, que deveria ser o gol do futebol, virar uma cesta de basquete? Kers, DRS… Vocês querem ver seus ídolos apertando botões ou virando o volante?

Todos estes artifícios para “melhorar o espetáculo” visam trazer o fã do futebol pra F1. O que falta explicar pra quem está lá decidindo isso é que quem entende de corridas prefere ver uma ultrapassagem memorável do que 20 daquelas que você sabe que o sujeito à frente não tem chance com um carro 30km/h mais rápido. Se quiséssemos ver futebol, veríamos futebol. O fã de futebol não é fiel, ele assiste corrida pra ver o seu piloto ganhar. E, quando a F1 se esforça pra trazer o fã do futebol, ela estraga o espetáculo pros seus verdadeiros fãs.

Voltando ao laboratório, não há melhor que o WEC. Corrida de longa duração. Que eles tenham baterias, KERS, etc, etc.

A Formula 1 que me agradaria seria assim: Volta dos V8 aspirados (ou V10, V12, não tenho objeções), que são muito melhores pro espetáculo do que o V6 turbo, além de custar uma fração desta frescura que é uma “unidade de potência”.

Pneus. Pelo amor de Deus, que desgraça é esta? Pneu que não dura, obrigatoriedade de usar todos os compostos. Coloca um pneu com os compostos bem duros e deixa os caras se virarem na pista pra passar. Ultrapassagem nos pits? Negativo! É bom, passa na pista. Sem Kers e DRS. Além disso, essa história de congelamento de motor é uma piada. Quer dizer que se meu motor for ruim, estou condenado pra sempre? Isto, sim, espanta qualquer fabricante.

Em relação ao combustível, um tanque que fosse suficientemente grande para que se terminasse a corrida sem precisar reabastecer, já que o reabastecimento seria proibido, além de não precisar tirar o pé pra economizar. É corrida, não rali de regularidade.

Quanto aos circuitos, o fim da palhaçada de asfaltar tudo. Um erro tem que ter consequência. Área de escape tem que ter brita. Fez caca, neném, pague o preço. O que não pode é os caras se sentirem seguros pra exagerar o tempo todo sabendo que o máximo que vai acontecer é andar no asfalto de fora. Tenha dó!

Também há pilotos pagantes, que nos dá uma sensação de que os melhores ficam de fora. Esta distorção seria corrigida, uma vez que, com todas as mudanças, as equipes teriam menos gastos. Só um contrato de motor aumentou em cerca de 12 milhões de euros as despesas das equipes. Convenhamos. Daria pra contratar um piloto de ponta com este dinheiro.

E, finalmente, os testes. Eu voltaria com os testes. O que se gasta em tecnologia pra simulador não deve compensar muito a economia, e com os testes há a vantagem de poder dar chance aos novatos.

Tenho certeza de que muita gente vai dizer que a F1 vai deixar de ser atraente pras montadoras e etc, o que concordo em parte, porém o espetáculo pro fã de corrida de automóvel seria outro, o que atrairia novos patrocinadores e equipes.

O que não dá é pra lutar pra ficar como está, um espetáculo decadente que a cada dia perde fãs e participantes.

cmtea320
Chongqing – China

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