A F1 pode proibir aquecedores de pneus sem arriscar a segurança

sexta-feira, 20 de julho de 2018 às 16:18

Pitstop na F1

A Fórmula 1 pode resolver os desafios de segurança impostos pela proibição do aquecimento de pneus em 2021, segundo engenheiros de duas das principais equipes. Deverá ser introduzida uma especificação de pneus nova que incluirá uma proibição dos aquecedores, um movimento para tamanhos de roda de 18 polegadas e outras mudanças.

A F1 não teve sucesso em tentativas anteriores de banir os aquecedores de pneus, que não são permitidos em outros campeonatos de alto nível, como a F-Indy. Os desafios de segurança colocados pela necessidade de aquecer rapidamente os pneus após os pit stops têm sido um dos maiores desafios.

No entanto, o diretor técnico da Renault, Bob Bell, acredita que esses desafios podem ser resolvidos. “Tenho certeza de que um conjunto de requisitos do fornecedor pode ser acordado para entregar pneus capazes de serem operados com segurança, sem cobertores”, disse ele na entrevista coletiva da FIA. “Muitas outras categorias fazem isso, então não vejo nenhuma razão para não conseguirmos na F1”.

O diretor técnico da Red Bull, Pierre Wache, apontou que a faixa de operação dos pneus da F1 dificultará que o fabricante forneça um produto adequado que possa ser usado sem cobertores.

“No lado técnico do fabricante, será bastante difícil”, disse ele. “Ainda mais quando você vê a evolução da pressão que você tem sem cobertores, começando em 13 graus, terminando em mais de 100 graus”.

“Como a energia que estamos colocando no pneu na F1 é maior do que em outras categorias, então, com certeza, será um grande desafio para o fabricante de pneus. Como engenheiro, quando é desafiador, é bem interessante. Tenho certeza que podemos encontrar truques e algumas possibilidades no carro para usar e operar o pneu da melhor maneira, mas será um grande desafio para o fabricante”, prosseguiu.

Bell acrescentou que se afastar de cobertores de pneus também pode permitir que a F1 se livre de algumas das outras restrições sobre como as equipes podem usar seus pneus.

“Se essas especificações de pneu nos permitem contornar algumas das limitações que enfrentamos ao operar os pneus no momento, pressões, cambiantes, todas essas coisas e tornar essa tarefa menos onerosa para as equipes e produzir um desempenho mais consistente na vida útil dos pneus, então eu acho que é tudo para o bem, e tenho certeza que é possível fazer”, explicou.

“Mas leva tempo para ter certeza de quais devem ser esses requisitos e para dar ao fabricante do pneu, quem quer que seja, tempo para desenvolver os pneus. Esse não é um trabalho de cinco minutos”, concluiu ele.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.