Moto GP – Pedrosa supera Lorenzo e vence mais uma em casa

domingo, 30 de setembro de 2012 às 10:31
Dani Pedrosa em 2012

Dani Pedrosa

Dani Pedrosa (Honda) venceu de forma dominante correndo em casa, no circuito de Aragón, superando o rival e compatriota espanhol Jorge Lorenzo. O piloto da Yamaha, pole position, largou melhor e ficou à frente de Pedrosa, com Ben Spies (Yamaha) logo atrás.

As primeiras duas voltas não foram boas para a Ducati, com Valentino Rossi tocando na roda traseira de Jonathan Rea (Honda), o que obrigou o italiano a uma incursão por fora de pista. Pouco depois Nicky Hayden sofreu grande acidente, sendo projetado violentamente por cima das placas de publicidade na Curva 16, depois de não conseguir frear. Ele recebeu assistência médica imediata e o centro médico não tardou a divulgar que o piloto estava bem. Ainda assim, o americano tem que usar um colar cervical no pescoço e será alvo de mais exames de diagnóstico.

Na quarta volta, Pedrosa aproximou-se de Lorenzo enquanto David Salom (Avintia Blusens) desistiu da corrida. Stefan Bradl (LCR Honda) passou Spies para chegar a terceiro, mas caiu algumas curvas mais frente ao perder a frente. Isto fez com que a dupla da Yamaha Tech 3, Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso, ficasse atrás de Spies para lutarem por uma posição no pódio.

Pedrosa teve de esperar até à sétima volta para passar Lorenzo, assumindo a liderança em definitivo. Na nona volta Lorenzo teve um susto, dando mais vantagem a Pedrosa na frente enquanto Rossi recuperava terreno. A 13 voltas do final, Crutchlow alargou a trajetória na entrada na reta principal, o que permitiu a Dovizioso chegar a quarto. Seis voltas mais tarde Pedrosa, contava com uma vantagem de quatro segundos na frente, com Dovizioso passando Spies e Crutchlow tentando fazer o mesmo por dentro, mas sem resultados.

Mas o britânico não desistiu e a cinco voltas do final passou o americano para ir logo atrás do companheiro de equipe. Uma volta mais tarde, Rossi voltou a ter azar ao alargar a trajetória, mas ainda assim conseguiu manter o oitavo posto.

A dupla da Tech 3 protagonizou emocionantes últimas voltas ao lutarem pela última posição do pódio, com o britânico tentando tudo para passar. Com várias manobras corajosas e muitos toques entre os dois, Crutchlow bem que se esforçou, mas o italiano defendeu-se bem.

No final foi Pedrosa quem recebeu a bandeirada primeiro, com seis segundos de vantagem sobre Lorenzo, enquanto Dovizioso assinalou o seu sexto pódio da temporada. Pedrosa reduziu a diferença para Lorenzo no campeonato para 33 pontos. Crutchlow foi quarto, com Álvaro Bautista (Honda Gresini), Rea, Rossi, e Karel Abraham (Cardion AB Racing) completando a lista dos nove primeiros, enquanto Alexi Espargaró (Aspar) foi a melhor CRT com o décimo posto.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 42’10.444
2 Jorge LORENZO Yamaha Factory Racing Yamaha +6.472
3 Andrea DOVIZIOSO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +11.047
4 Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +11.184
5 Ben SPIES Yamaha Factory Racing Yamaha +13.786
6 Alvaro BAUTISTA San Carlo Honda Gresini Honda +28.166
7 Jonathan REA Repsol Honda Team Honda +32.290
8 Valentino ROSSI Ducati Team Ducati +44.432
9 Karel ABRAHAM Cardion AB Motoracing Ducati +57.417
10 Aleix ESPARGARO Power Electronics Aspar ART +58.525
11 Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar ART +59.863
12 Hector BARBERA Pramac Racing Team Ducati +1’14.561
13 Yonny HERNANDEZ Avintia Blusens BQR +1’16.159
14 James ELLISON Paul Bird Motorsport ART +1’16.580
15 Michele PIRRO San Carlo Honda Gresini FTR +1’25.815
16 Mattia PASINI Speed Master ART +1’31.801
17 Danilo PETRUCCI Came IodaRacing Project Ioda-Suter +1’42.300
18 Colin EDWARDS NGM Mobile Forward Racing Suter 1 Volta
Abandonos:
Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda 19 Voltas
David SALOM Avintia Blusens BQR 20 Voltas
Nicky HAYDEN Ducati Team Ducati 22 Voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.